Publicada em 08/12/2020, às 17h40

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Luís Oliveira

Empenho de professores aprimora aprendizagem dos alunos nas atividades virtuais


Divulgação Seme
Aprende Vix
Atividades virtuais são desenvolvidas por meio da plataforma AprendeVix

Com os desafios impostos pela pandemia do coronavírus, os processos educacionais acontecem de forma remota na rede municipal. Dessa forma, além de acolher as orientações da Secretaria Municipal de Educação (Seme), as unidades de ensino de Vitória também têm contado com a dedicação dos profissionais para garantir a aprendizagem dos mais de 45 mil estudantes da rede.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, no bairro Jardim da Penha, é uma delas. Além da atuação on-line, a unidade distribuiu cadernos de atividades educacionais produzidos pela Seme para alcançar os estudantes que não possuem acesso a recursos tecnológicos.

"Na Emef, os professores estão acompanhando a realização das atividades remotas na plataforma AprendeVix e reforçando o processo de aprendizagem através de lives e videoaulas", conta a secretária de Educação, Adriana Sperandio.

Para garantir o acesso integral às atividades, a equipe escolar realiza uma busca ativa para alcançar os estudantes que não conseguem acessá-las, de forma a entender suas necessidades e garantir a participação de todos os alunos da unidade.

Satisfação

O diretor da escola, Israel Scardua, destacou que o acesso às atividades tem sido satisfatório e que o feedback da comunidade escolar está sendo bastante positivo.

"As famílias têm elogiado muito as plataformas e o atendimento que a escola tem dado aos estudantes, de uma forma quase que individualizada. Temos buscado também entender quais são as necessidades de todos os estudantes, para garantir o bom desempenho nos processos educacionais. Apesar da pandemia, a receptividade da equipe escolar foi muito satisfatória. É notável o esforço para garantir a aprendizagem dos alunos e o acesso às atividades remotas", destacou.

Empenho

Da mesma forma, na Emef Éber Louzada Zippinotti, no mesmo bairro, os profissionais têm se empenhado para fortalecer a realização das atividades remotas. Além da criação de grupos de WhatsApp para distribuição das atividades e acompanhamento, são realizados encontros virtuais com todas as turmas para correção de atividades, orientação e esclarecimento de dúvidas com exercícios.

"Todas as ações construídas pela escola exigiram dos profissionais uma demanda de estudo, aperfeiçoamento e capacitação intensa deste novo formato de ensino. Neste novo contexto, apesar das dificuldades, o empenho da nossa equipe tem sido gigante para que todos os estudantes sejam alcançados", revela a diretora da unidade, Giovana Velame.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)