Publicada em 02/06/2023, às 18h45

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Encontro com o Escritor recebe Luiz Felipe Barreto Musiello na próxima terça (6)


Foto Divulgação
Convidado é o autor e produtor multimídia, Luiz Felipe Barreto Musiello.

A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim realiza, na próxima terça-feira (6), mais uma edição do "Encontro com o Escritor", uma ação do projeto "Viagem Pela Literatura".

O convidado do encontro, que acontece a partir das 14 horas, na sede da instituição, localizada no Centro Histórico de Vitória,é o autor e produtor multimídia, Luiz Felipe Barreto Musiello.

A ação do projeto "Viagem Pela Literatura" tem o objetivo de promover o encontro dos participantes com os autores convidados, garantindo a oportunidade de diálogo acerca do processo de criação literária desde a concepção da ideia, passando pelas experiências e caminhos, à distribuição da obra.

Sobre o autor

Luiz Felipe Barreto Musiello nasceu no Espirito Santo. Começou a escrever ainda na adolescência, quando usava como inspiração pessoas e cenários reais, como os municípios do interior do estado.

Depois de ter contato com as obras de Lewis e Tolkien, começou a se dedicar à ficção fantástica, e a histórias de aventura e fantasia.

Mais tarde, após conhecer obras de Jorge Amado, Ariano Suassuna, Câmara Cascudo e Pedro Bandeira, decidiu usar como fonte de inspiração a cultura e o folclore brasileiro.

Durante os estudos no curso de Produção Multimídia começou a desenvolver um trabalho de conclusão que continha já os primeiros contornos daquilo que viria a ser a "Terra da Brasa", sua primeira obra. Personagens como Guará, Jucu e Erick começavam então a serem delineados, assim como Amerê, o saci de coração valente do conto "O Dragão e o Saci".

Suas inspirações incluem não só nomes da literatura, mas também estrelas de novelas gráficas e jogos, famosos por usar como fonte algum tipo de mitologia ou folclore. Tais como Neil Gaiman e seu Sandman, YoshihiroTogashi e seu YuYuHakusho, e Andrzej Sapkowski, e seu Bruxo Geralt de Rivia.

Viagem pela Literatura

O "Viagem pela Literatura" é um projeto da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, premiado em âmbito nacional, criado há 28 anos. Tem como objetivo incentivar a prática da leitura por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias na Biblioteca e em espaços diversos do município, abordando diferentes linguagens.

Entre as suas atividades, estão: Contação de Histórias, Encontro com o Escritor, Viver o Livro ao Vivo e em Cores (peças teatrais baseadas em livros), Círculos de Leitura, Sarau poético, Leitura no Parque e Praça, Oficina de Poesia, Crônica e Caixas-estantes, que são minibibliotecas que circulam nas comunidades que possuem pouco acesso aos livros.

 

Serviço
Encontro com o Escritor com Luiz Felipe Barreto Musiello
Quando: terça-feira (6) às 14 horas
Onde: Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim - Casarão Cerqueira Lima - Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro.
Classificação: A partir de 6 anos
Participação: gratuita

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)