Publicada em 22/07/2022, às 15h30
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Luis Oliveira
Escola de Biologia e História promove imersão na natureza e cultura capixaba
Um prato de papelão, massinha de modelar, cola, tinta, pincel, areia e conchinhas são os materiais utilizados na oficina "Viagem ao fundo do mar", realizada nesta sexta-feira (22), na programação de férias da Escola da Biologia e História, um dos Centros de Ciência, Educação e Cultura (CCEC) de Vitória. O objetivo é que os visitantes construam um mini aquário, a partir de sua imaginação e criatividade, revelando os mais variados peixes, estrelas do mar, caranguejos, e muito mais!
Josiane Porfiro não perdeu tempo e participou da oficina com os filhos Pedro, 12 anos, e Gabriel, 9 anos, ambos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Madalena de Oliveira Domingues, que fica em Jardim Camburi.
"Amei estar aqui hoje com as crianças, elas nem imaginavam que tinha tantas atividades e atrações reunidas em um lugar só. Ainda finalizamos fazendo uma oficina de tudo que aprenderam, vendo as maquetes, os aquários, motivando a criatividade, a imaginação deles. Foi muito especial para nós", disse.
O Gabriel contou que ficou encantado com o acervo do espaço e ainda pôde expressar toda sua imaginação na confecção do mini aquário. "Foi incrível, muito legal mesmo. Vimos os peixinhos, a história da nossa cidade, e ainda participamos da oficina, mexemos com tinta, conchas, e ficou muito legal a nossa arte", contou.
Visitas guiadas
A Escola de Biologia e História teve um número expressivo de visitantes ao longo da programação de férias. O local promove uma verdadeira imersão na natureza e cultura regional por meio de um acervo centrado em temáticas capixabas: maquetes do patrimônio histórico regional, artefatos arqueológicos, utensílios de pesca, artesanato doméstico, alimentos resinados, painéis, fotografias, animais taxidermizados, dentre outros elementos. Além disso tudo, o espaço possui aquários com espécies de diversos habitat aquáticos.
O espaço atende ao público das 8h às 12h e das 13h às 17h. A oficina é sempre às 10h30 e às 15h30. No sábado (22), o centro fecha a programação de férias com a oficina "Panelinha de barro", em que os visitantes poderão modelar manualmente uma panelinha de barro para entender o saber envolvido na fabricação deste patrimônio cultural capixaba. A equipe está aguardando a sua visita para as atividades!
Programação
- Sábado (23)
8h e 9h: Visita guiada
10h30: Oficina panelinha de barro
13h e 14h: Visita guiada
15h30: Oficina panelinha de barro
Onde fica: Avenida Dário Lourenço de Souza, Nº 790. Bairro Mário Cypreste (na entrada do Sambão do Povo).