Publicada em 15/08/2011, às 14h10
Por Brunella França, com edição de Deyvison Longui
Com a colaboração de Sandra Aguiar
Escritora Marta Samor vai desafiar a imaginação das crianças do Cajun Andorinhas

Despertar o gosto pela leitura e tornar o ensino mais alegre é um desafio para Marta Samor. E o que ela faz? Cria histórias, a ponto de as crianças se sentirem desafiadas a fazer uso da imaginação.
A escritora é a próxima convidada do Projeto Viagem pela Literatura, nesta terça-feira (16), no Projeto Caminho Juntos (Cajun) do bairro Andorinhas, às 10 horas. O bate-papo conta com a participação da contadora de histórias Beth Broetto.
Mineira de Ubá, Marta Samor veio em 1977 para o Espírito Santo, onde começou a trabalhar como educadora infantil. Uma época da qual ela lembra de maneira especial:
"Procurei acender as fogueiras apagadas dos contos, dos mitos e das histórias". Além de escritora, ela também faz parte do Grupo de Contadores de Histórias Chão de Letras.
Marta já publicou "Dois grandes amigos" (2000), já na terceira edição; "Azabum, Mágico ou Palhaço" (2004), na segunda edição - pela Lei Rubem Braga; "Joãozinho, o Marinheiro Azul" (2006), na segunda edição pela Lei Chico Prego; e "Quili e os Números" (2009), ilustrado por Francesca Campagnaro, pela Lei Rubem Braga.
Este último livro, a propósito, será narrado pela contadora de histórias Beth Broetto, no mesmo evento. Com um violão, Beth vai "cantar" outras histórias, em especial as ligada ao nosso folclore, aproveitando a chegada de uma data importante, o dia 22 de agosto, Dia Mundial do Folclore. A lista do seu repertório: "A Viola Enluarada de Zequinha Piriri", de Rosana Rios; "O Rei e o Rouxinol", de Hans C. Andersen; "Quili e os Números", de Marta Samor; e "Cantoria": canções folclóricas, parlendas e trava-línguas.
O projeto
Neste ano, o Viagem pela Literatura contará com dezenas de atividades até dezembro, ocupando espaços como escolas, centros comunitários, igrejas, unidades do Projeto Caminhando Juntos (Cajun) e praças públicas. O objetivo das ações desenvolvidas é o incentivo à prática da leitura, junto ao público infantil, juvenil e adulto, buscando ampliar horizontes por meio de viagens ao mundo da imaginação.
“Ficamos honrados em participar desse encontro entre os moradores e a literatura produzida, não só no Espírito Santo, mas também em todo o país. Com o Viagem Pela Literatura pessoas de todas as idades podem encontrar na palavra o seu caráter transformador”, afirma o secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro.
Serviço
Viagem pela Literatura – Encontro com Escritor e Contação de Histórias
Atrações: Marta Samor e Beth Broetto
Quando: terça-feira, dia 16, às 10 horas
Onde: Cajun do bairro Andorinhas, Rua Theodorico Rosa do Nascimento, s/n, Andorinhas.
Entrada gratuita