Publicada em 28/12/2017, às 19h17
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Josué de Oliveira e Leonardo Vais
Estátua de Iemanjá está de cara nova

Um dos monumentos mais emblemáticos da praia de Camburi está de cara nova. A estátua de Iemanjá, de autoria de Ioannis Zavoudakis, passou por um processo de adequação. A "Rainha do Mar" ganhou novas cores na pele, no manto, na coroa e nos cabelos.
As mudanças atendem às demandas oriundas das religiões de matrizes africanas e do Conselho Municipal do Negro (Conegro), além de estabelecer o cumprimento de metas do Plano Municipal de Cultura que dizem respeito à preservação do patrimônio e à valorização da diversidade cultural.
A Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio da Gerência de Patrimônio Histórico, fez a pesquisa e propôs a nova paleta de cores, que foi aprovada pelo artista, pelo Conegro e pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), por meio da Coordenação de Políticas dos Direitos da População Negra.
O trabalho foi realizado a partir de uma parceria entre Semc, Semcid e Central de Serviços, responsável por executar o trabalho de pintura.
Reuniões
Para a execução do trabalho, durante aproximadamente um ano, a Semcid realizou reuniões com os movimentos sociais para dar início ao projeto de reforma da estátua de Iemanjá.
Durante os encontros, foi feito um amplo debate com o Conselho Municipal do Negro (Conegro) e as religiões de matriz africana para definir os ajustes necessários, inclusive as cores da imagem.