Publicada em 28/12/2017, às 19h17

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Josué de Oliveira e Leonardo Vais

Estátua de Iemanjá está de cara nova


André Sobral
Iemanja
Estátua de Iemanjá, de autoria de Ioannis Zavoudakis, passou por um processo de adequação

Um dos monumentos mais emblemáticos da praia de Camburi está de cara nova. A estátua de Iemanjá, de autoria de Ioannis Zavoudakis, passou por um processo de adequação. A "Rainha do Mar" ganhou novas cores na pele, no manto, na coroa e nos cabelos.

As mudanças atendem às demandas oriundas das religiões de matrizes africanas e do Conselho Municipal do Negro (Conegro), além de estabelecer o cumprimento de metas do Plano Municipal de Cultura que dizem respeito à preservação do patrimônio e à valorização da diversidade cultural.

A Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio da Gerência de Patrimônio Histórico, fez a pesquisa e propôs a nova paleta de cores, que foi aprovada pelo artista, pelo Conegro e pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), por meio da Coordenação de Políticas dos Direitos da População Negra.

O trabalho foi realizado a partir de uma parceria entre Semc, Semcid e Central de Serviços, responsável por executar o trabalho de pintura. 

Reuniões

Para a execução do trabalho, durante aproximadamente um ano, a Semcid realizou reuniões com os movimentos sociais para dar início ao projeto de reforma da estátua de Iemanjá.

Durante os encontros, foi feito um amplo debate com o Conselho Municipal do Negro (Conegro) e as religiões de matriz africana para definir os ajustes necessários, inclusive as cores da imagem. 

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)