Publicada em 13/11/2024, às 13h35 | Atualizada em 13/11/2024, às 13h36
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Estudante de escola em tempo integral vence prêmio "MPT na Escola 2024", na categoria conto

A estudante Milena Ferrão da Silva, da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Eunice Pereira Silveira, é uma das grandes vencedoras da edição estadual do Prêmio MPT na Escola 2024, promovido pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES). Ela conquistou o primeiro lugar na categoria "conto", com a obra "O Reinado de Inglório", que trata de temas como trabalho infantil, aprendizagem e a importância da segurança e saúde nas escolas.
A cerimônia de premiação, realizada nesta terça-feira (12), no Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, em Vitória, reuniu as melhores produções culturais de alunos de escolas públicas do estado. Para Milena, o momento de receber o prêmio foi inesquecível. "Eu achei muito legal, pois tive a oportunidade de aprender muitas coisas sobre o conto, e a recepção da entrega do prêmio foi a coisa mais bacana que eu vivi. Quero falar também que não imaginava que ainda existia o trabalho infantil e sobre as informações relacionadas à profissionalização dos adolescentes. Gostei demais e quero participar no ano que vem, se tiver este projeto", disse.
A professora de Milena, Josiane Silottti Baptista Vieira, destacou a importância da iniciativa do MPT. "A oportunidade dada aos estudantes das escolas públicas de socializar seus talentos e produzir textos sobre questões sociais tão relevantes é fundamental. Além de potencializar as aprendizagens do cotidiano escolar, essa ação ajuda a formar cidadãos críticos e conscientes", afirmou.
O Prêmio MPT na Escola tem como objetivo estimular a reflexão sobre temas importantes para a formação dos jovens, como o combate ao trabalho infantil e a valorização da educação, permitindo aos estudantes expressar suas percepções e experiências de forma criativa e educativa.
Nesta edição, as Emefs Prof. Eunice Pereira Silveira, Tancredo de Almeida Neves e Marechal Mascarenhas de Moraes representaram a rede municipal de Vitória nas categorias de conto, música e poesia, respectivamente, concorrendo com trabalhos que integram o currículo escolar e reforçam o compromisso com temas sociais relevantes para os estudantes.