Publicada em 13/11/2024, às 13h35 | Atualizada em 13/11/2024, às 13h36

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Estudante de escola em tempo integral vence prêmio "MPT na Escola 2024", na categoria conto


Foto Divulgação
Prêmio MPT na Escola 2024
Estudante Milena Ferrão da Silva vencedora do prêmio MPT na Escola 2024.

A estudante Milena Ferrão da Silva, da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Eunice Pereira Silveira, é uma das grandes vencedoras da edição estadual do Prêmio MPT na Escola 2024, promovido pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES). Ela conquistou o primeiro lugar na categoria "conto", com a obra "O Reinado de Inglório", que trata de temas como trabalho infantil, aprendizagem e a importância da segurança e saúde nas escolas.

A cerimônia de premiação, realizada nesta terça-feira (12), no Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, em Vitória, reuniu as melhores produções culturais de alunos de escolas públicas do estado. Para Milena, o momento de receber o prêmio foi inesquecível. "Eu achei muito legal, pois tive a oportunidade de aprender muitas coisas sobre o conto, e a recepção da entrega do prêmio foi a coisa mais bacana que eu vivi. Quero falar também que não imaginava que ainda existia o trabalho infantil e sobre as informações relacionadas à profissionalização dos adolescentes. Gostei demais e quero participar no ano que vem, se tiver este projeto", disse.

A professora de Milena, Josiane Silottti Baptista Vieira, destacou a importância da iniciativa do MPT. "A oportunidade dada aos estudantes das escolas públicas de socializar seus talentos e produzir textos sobre questões sociais tão relevantes é fundamental. Além de potencializar as aprendizagens do cotidiano escolar, essa ação ajuda a formar cidadãos críticos e conscientes", afirmou.

O Prêmio MPT na Escola tem como objetivo estimular a reflexão sobre temas importantes para a formação dos jovens, como o combate ao trabalho infantil e a valorização da educação, permitindo aos estudantes expressar suas percepções e experiências de forma criativa e educativa.

Nesta edição, as Emefs Prof. Eunice Pereira Silveira,  Tancredo de Almeida Neves e Marechal Mascarenhas de Moraes representaram a rede municipal de Vitória nas categorias de conto, música e poesia, respectivamente, concorrendo com trabalhos que integram o currículo escolar e reforçam o compromisso com temas sociais relevantes para os estudantes.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)