Publicada em 21/06/2022, às 12h00 | Atualizada em 21/06/2022, às 12h12
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Estudantes da Fonte Grande transformam reflexões sociais em trabalhos artísticos


Estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Anacleta Schneider Lucas, na Fonte Grande, desenvolveram trabalhos artísticos para trabalhar temas sobre questões importantes do nosso cotidiano, como: desmatamentos e queimadas; gravidez na adolescência; a problemática do descarte de resíduos; altos índices de mortalidade entre a juventude negra; violência doméstica e feminicídio; pandemia da covid-19.
Os tema foram trabalhados por meio de desenhos ilustrativos, charges, gráficos, mapas ilustrando temas do cotidiano e intervenções com camisetas, na disciplina eletiva trabalhada pela professora de Arte Jucilene Quintão.
"A turma sempre trouxe para a sala de aula os conflitos de sua comunidade e seus anseios pessoais. Diante disso, sugeri que trabalhássemos temas sociais em nossa eletiva. Os temas proporcionaram bons debates em que os estudantes puderam perceber a dimensão e o impacto que esses temas traziam e afetavam suas vidas, direta ou indiretamente. Houve uma entrega afetiva e ativa em que os estudantes puderam trazer para o grupo sua indignação, seu protesto e seu desabafo. Foram momentos para ouvir e ser ouvido, questionar, opinar, concordar, discordar, propor e, principalmente, refletir", destacou a professora.
Expressões artísticas
O trabalho é realizado abrangendo conteúdos de outras disciplinas. Os estudantes desenvolvem pesquisas, analisam filmes, documentários, músicas e obras de arte antes de propor os próprios trabalhos.
"A arte não precisa ser somente retratada em forma de desenho, pintura, escultura, para embelezar os lugares. Ela pode retratar os problemas sociais, os nossos medos e angústias. A arte é como nós, pode ser modificada, reflexiva. A beleza está no seu entendimento", disse o estudante Pedro Alexandro Reis.
Para Sabrina de Moura, também estudante da turma, a arte também pode ter a função de incomodar.
"Todos os temas abordados são fatos que acontecem no nosso país. Infelizmente, os poderosos, como alguns políticos, empresários, latifundiários não querem que a população, principalmente os mais pobres, discuta e se indigne com a situação. A minha turma pôde expressar com esse trabalho o nosso protesto. A arte pode e deve ser uma forma de protesto, de denúncia; deve e pode incomodar os acomodados", afirmou a adolescente.
Arte na escola
A professora Jucilene Quintão destacou que a Arte, componente curricular que coordena a disciplina eletiva, se justifica na atividade pelo fato de que envolve educação, informação e conhecimento. Além disso, possibilita fomentar a criatividade com um olhar de conhecimento pessoal, já que as pessoas são reflexivas, produtoras e transformadoras de ideias; além de cultural, para a construção de uma sociedade melhor; e também artístico, afinal as experiências poéticas podem se materializar no cotidiano.
"A minha pretensão enquanto professora e educadora da área de Arte foi proporcionar o conhecimento e ensinar a exercer a cidadania de forma a dar condições aos estudantes de serem capazes de interagir e transformar a si mesmos e o meio em que vivem", ressaltou.
"Como pedagoga nas séries finais no ano de 2021 e atual diretora da escola, para mim é um privilégio ver os meus estudantes direcionados para um trabalho tão marcante e de grande relevância para a sua vida. A professora Jucilene partiu do interesse deles e elaborou um brilhante trabalho sobre a realidade do Brasil hoje e seus problemas sociais. A escola se orgulha muito de ver um trabalho de conscientização da realidade que nos cerca tão bom como o que foi desenvolvido. Agradeço a todos que se envolveram, estudantes, familiares e a professora Jucilene Quintão", disse a diretora da unidade de ensino, Maria da Penha Azevedo Silva.
Projeto começou em 2021
"Abordando temas sociais na escola" foi uma atividade desenvolvida nas aulas de eletivas no ano de 2021, trabalhada no formato de projeto com os estudantes do 8º ano, pensado como tema transversal Ética, uma atividade voltada para a cidadania, trabalhando questões sociais muito presentes no dia a dia.
O objetivo foi fomentar a participação cidadã e o engajamento social e cultural dos estudantes, possibilitando a vivência da realidade da vida e da prática de valores, contribuindo efetivamente para o seu desenvolvimento pessoal e coletivo.
A partir de diálogo e construção junto aos estudantes, em 2022, o projeto segue sendo trabalhado como eletiva, intitulado "Que país é esse? Brasil mostra a sua cara!"
Os trabalhos artísticos desenvolvidos pelos estudantes estão em exposição na Secretaria de Educação de Vitória.

