Publicada em 10/07/2023, às 12h55 | Atualizada em 10/07/2023, às 12h57

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Estudantes da rede de ensino de Vitória fazem avaliação de fluência de leitura


Foto Divulgação
Avaliação CAed
Estudante da rede de ensino de Vitória participa da Avaliação da Fluência Leitora do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).

A avaliação da fluência visa a verificar a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados a sua etapa escolar de forma fluida e no ritmo adequado. Nesse modelo de avaliação, a criança realiza uma leitura para um professor e tem o seu desempenho associado a um perfil: Pré-Leitor, Leitor Iniciante e Leitor Fluente, além daqueles que, por alguma razão, não realizaram nenhuma leitura.

Ao longo da última semana, em todas as unidades de ensino de Vitória que ofertam o ensino fundamental, as turmas do 2º ano participaram da Avaliação da Fluência Leitora do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), que integra o Sistema de Avaliação e Monitoramento da Educação Básica do governo do Estado.

A ação analisa o desempenho individual dos estudantes na leitura e compreensão de textos escritos para diagnosticar eventuais lacunas em todo o processo de alfabetização.

Foto Divulgação
Avaliação CAed
Estudante da rede de ensino de Vitória participa da Avaliação da Fluência Leitora do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).

"As equipes escolares organizaram espaços adequados para a realização da avaliação, de modo que os estudantes se sentissem acolhidos e seguros durante o processo. Os professores e pedagogos relataram ser uma experiência muito enriquecedora, pois é mais uma forma de monitoramento das aprendizagens, permitindo a identificação de fragilidades e potencialidades para possíveis intervenções", avaliou Karla Morais, coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Secretaria de Educação de Vitória.

A participação na Avaliação da Fluência em Leitura/CAEd 2023 é mais uma das ações em regime de colaboração entre Estado, municípios, equipes educacionais e comunidades escolares, com objetivo de pensar políticas públicas na garantia do direito à aprendizagem a todos os estudantes.

A avaliação é realizada por meio de um aplicativo próprio, capaz de gravar a leitura dos estudantes, sendo possível verificar a capacidade deles lerem, com velocidade e precisão, um determinado número de palavras dicionarizadas e palavras inventadas, isoladas, e um pequeno texto narrativo, em um determinado tempo, seguido de três perguntas de compreensão.

O objetivo comum é garantir a alfabetização dentro da idade/ano de todas as crianças matriculadas na rede de ensino de Vitória.

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