Publicada em 20/11/2014, às 11h45 | Atualizada em 20/11/2014, às 14h37
Por Janete Carvalho, com edição de SEGOV/SUB-COM
Filme que conta a vida de Hélio Oiticica é lançado em Vitória na Fábrica.Lab


A vida do artista plástico e escultor carioca Hélio Oiticica (1937-1980), que foi um dos mais revolucionários de seu tempo, condensada no documentário de quase uma hora e meia, foi uma das atrações principais da segunda noite do evento Fábrica.Lab Infinitas, nesta quarta-feira (19), na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara.
Em Vitória, o lançamento de "Hélio Oiticica – O Filme" foi seguido de bate-papo com o diretor e sobrinho do personagem, César Oiticica Filho, que estava na plateia e falou sobre a produção. "Tudo que imaginei foi muito melhor", resumiu ele, ao relembrar a trajetória antes e depois do lançamento.
A produção será vendida pelo iTunes a partir da próxima quinta-feira (27) com o objetivo de atingir diversos públicos.
A história surgiu através de fitas cassete que Hélio gravou no período de 1960 e 1970 e foram encontradas pelo sobrinho quando ele organizava uma exposição sobre a vida e obra do tio. A narrativa mostra diversos aspectos da biografia de Oiticica, trazendo detalhes de suas aspirações anarquistas, a vida em Nova York e seu contato com as drogas.
A trilha sonora é do músico Jards Macalé, que também teve destaque na programação do evento, durante um workshow, no qual foi entrevistado pelo pesquisador musical Miguel Jost Ramos.
Documentário
"É difícil fazer o primeiro filme. A estrada é dolorosa para todo cineasta. Mas esse serviço prestado à cultura já ganhou prêmios como nenhum filme autoral brasileiro", destacou César, enquanto falava sobre a carreira de Hélio Oiticica-O Filme, finalizado em 2012 e lançado nos cinemas do Rio e São Paulo em julho de 2014 pela Guerrilha Filmes (censura 14 anos).
Desde então, já foi exibido para plateias de Fortaleza, Brasília, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife.
Esse filme já ganhou o Prêmio Caligari (em 2013), em Berlim (Alemanha). No mesmo ano, recebeu o Prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), que reconheceu o documentário como uma importante obra de uma pessoa bastante influente na cultura brasileira. Esse documentário também foi considerado o melhor pelo júri oficial do Festival de Cinema do Rio de Janeiro em 2012.
A programação do Fábrica.Lab Infinitas prossegue nesta quinta-feira (20) com diversas atrações. A promoção é da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) em parceria com o Instituto Sincades.
Matéria relacionada
Irreverência toma conta da Fábrica de Ideias com presença de Jards Macalé

