Publicada em 20/11/2014, às 11h45 | Atualizada em 20/11/2014, às 14h37

Por Janete Carvalho, com edição de SEGOV/SUB-COM

Filme que conta a vida de Hélio Oiticica é lançado em Vitória na Fábrica.Lab


Yuri Barichivich
Fabrica Lab
César Oiticica Filho falou sobre a produção do documentário "Hélio Oiticica - O Filme"
Yuri Barichivich
Fabrica Lab
Público acompanhou o lançamento de "Hélio Oiticica – O Filme"

A vida do artista plástico e escultor carioca Hélio Oiticica (1937-1980), que foi um dos mais revolucionários de seu tempo, condensada no documentário de quase uma hora e meia, foi uma das atrações principais da segunda noite do evento Fábrica.Lab Infinitas, nesta quarta-feira (19), na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara.

Em Vitória, o lançamento de "Hélio Oiticica – O Filme" foi seguido de bate-papo com o diretor e sobrinho do personagem, César Oiticica Filho, que estava na plateia e falou sobre a produção. "Tudo que imaginei foi muito melhor", resumiu ele, ao relembrar a trajetória antes e depois do lançamento.

A produção será vendida pelo iTunes a partir da próxima quinta-feira (27) com o objetivo de atingir diversos públicos.

A história surgiu através de fitas cassete que Hélio gravou no período de 1960 e 1970 e foram encontradas pelo sobrinho quando ele organizava uma exposição sobre a vida e obra do tio. A narrativa mostra diversos aspectos da biografia de Oiticica, trazendo detalhes de suas aspirações anarquistas, a vida em Nova York e seu contato com as drogas.

A trilha sonora é do músico Jards Macalé, que também teve destaque na programação do evento, durante um workshow, no qual foi entrevistado pelo pesquisador musical Miguel Jost Ramos.

Documentário

"É difícil fazer o primeiro filme. A estrada é dolorosa para todo cineasta. Mas esse serviço prestado à cultura já ganhou prêmios como nenhum filme autoral brasileiro", destacou César, enquanto falava sobre a carreira de Hélio Oiticica-O Filme, finalizado em 2012 e lançado nos cinemas do Rio e São Paulo em julho de 2014 pela Guerrilha Filmes (censura 14 anos).

Desde então, já foi exibido para plateias de Fortaleza, Brasília, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. 

Esse filme já ganhou o Prêmio Caligari (em 2013), em Berlim (Alemanha). No mesmo ano, recebeu o Prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), que reconheceu o documentário como uma importante obra de uma pessoa bastante influente na cultura brasileira. Esse documentário também foi considerado o melhor pelo júri oficial do Festival de Cinema do Rio de Janeiro em 2012.

A programação do Fábrica.Lab Infinitas prossegue nesta quinta-feira (20) com diversas atrações. A promoção é da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) em parceria com o Instituto Sincades. 

Matéria relacionada

Irreverência toma conta da Fábrica de Ideias com presença de Jards Macalé

Yuri Barichivich
Fabrica Lab
Yuri Barichivich
Fabrica Lab
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)