Publicada em 17/11/2014, às 16h22 | Atualizada em 17/11/2014, às 16h23
Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi
Grupo de Estudos da Juventude trata do Dia da Consciência Negra em reunião

Fomentar a formação continuada de grupos e coletivos comprometidos com a gestão de espaços institucionais que tratam dos temas referentes a juventude e suas interfaces com a cidadania e os direitos humanos. Esse é o objetivo do Grupo de Estudos da Juventude (GEJuv), criado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em parceria com a Prefeitura de Vitória.
Nesta segunda-feira (17), o grupo se reuniu pela quarta vez na sala de reuniões da Reitoria da Ufes, onde discutiu questões relacionadas à juventude negra. Na ocasião, foram destacadas políticas públicas em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20, além das ações do Plano Juventude Viva nos municípios prioritários - como Vitória - e que tem como meta a redução do índice de homicídios entre os jovens, especialmente negros.
O próximo encontro será no dia 15 de dezembro, às 14 horas. Na ocasião, os membros farão um balanço dos encontros e o planejamento para 2015.
Iniciado em julho deste ano, o GEJuv se reúne mensalmente e trata de temas como juventude e protagonismo. Além de estudantes e professores, participam dos encontros servidores das secretarias municipais de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória (Semcid), por meio das Gerências de Mobilização Social e Institucional e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Referência da Juventude (CRJ).