Publicada em 13/09/2013, às 16h06
Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Edlamara Conti
Grupo Giramundo apresenta teatro de marionetes na Praça dos Namorados domingo

Grupo Giramundo apresenta teatro de marionetes na Praça dos Namorados domingo
O grupo Giramundo, o mais importante grupo de teatro de bonecos do Brasil, apresenta pela primeira vez o projeto Teatro Móvel em Vitória, neste domingo (15), às 19h, na Praça dos Namorados. O Teatro Móvel vai apresentar a peça "O Carnaval dos Animais" como parte das comemorações do aniversário de Vitória.
Além do encanto proporcionado pelos bonecos, toda a trilha da peça será executada ao vivo pela Orquestra da Escola de Música de Nova Lima (MG). O espetáculo percorre 22 municípios brasileiros.
O grupo utiliza a requintada técnica de animação de marionetes a fio. O enredo aborda a decisão do Rei Leão de dar uma festa na floresta.
O projeto foi viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e a apresentação na capital capixaba tem o apoio da Prefeitura. O Teatro Móvel é um programa de circulação de espetáculos, oficinas e exposições ligadas ao teatro de bonecos. A apresentação tem patrocínio da Vale.
Na peça há convite para todos os animais, no entanto, inexplicavelmente, proíbe a entrada de bichos de boca grande. A decisão gera conflito com alguns bichos que, revoltados usam artifícios e expedientes para participarem da confraternização causando enorme alvoroço
Educação
O principal objetivo do projeto é a educação pelo entretenimento e o contato com comunidades fora do circuito cultural das grandes cidades. Os espetáculos usam como palco um caminhão com carroceria adaptada.
O Teatro Móvel se apresenta na Praça dos Namorados, onde se realiza o Programa Artes. Segundo o subsecretário de Apoio ao Empreendedor, Leonardo Krohling, o programa Artes na Praça está aberto à participação de artesãos e quituteiros da Grande Vitória.
Para participar como expositor, é preciso ficar atento à abertura do processo de seleção, que é divulgado nos Atos Oficiais do Poder Executivo.
A fiscalização do Programa Artes na Praça é feita pela Secretaria de Trabalho e Geração de Renda e pelo Comitê Gestor do Programa, formado por quatro representantes da Prefeitura e expositores eleitos pelo voto direto.