Publicada em 20/11/2014, às 14h36

Por Janete Carvalho, com edição de Matheus Thebaldi

Irreverência toma conta da Fábrica de Ideias com presença de Jards Macalé


Yuri Barichivich
Fabrica Lab
Jards Macalé fez um workshow irreverente e descontraído na Fábrica.Lab Infinitas

Momentos de descontração marcaram a passagem do músico carioca Jards Macalé no evento Fábrica.Lab Infinitas, na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, na noite desta quarta-feira (19). Ele levou sua experiência para a plateia e tocou o repertório do disco "Real Grandeza" (2005), que conta com músicas próprias feitas em parceria com o poeta Waly Salomão.

"Achei ótimo receber esse convite para falar em Vitória. Adoro estar com pessoas criativas e tudo que diz respeito a inovação me atrai", destacou ele, ao se referir ao evento que a Prefeitura de Vitória e o Instituto Sincades apresentam até o dia 29.

Durante o workshow, ele foi entrevistado pelo pesquisador musical Miguel Jost Ramos, que sabe tudo sobre a vida de Macalé. Com sua marca irreverente, Macalé contou passagens de sua vida de 71 anos, em que já teve experiência como ator, cantor e compositor.

Desde a infância, sempre foi rodeado de música. É autor de canções como "Vapor Barato", "Anjo Exterminado", "Mal Secreto", "Movimento dos Barcos", "Rua Real Grandeza", "Alteza", "Hotel das Estrelas" e "Poema da Rosa". Entre seus inúmeros parceiros, estão Abel Silva, Vinícius de Moraes, Fausto Nilo e Gláuber Rocha.

Diversos cantores já interpretaram suas músicas com sucesso. Gal Costa, com sua voz inconfundível ("Hotel das Estrelas" e "Vapor Barato"), Maria Bethânia ("Anjo Exterminado" e "Movimento dos Barcos"), Clara Nunes ("O mais-que-perfeito"), Camisa de Vênus ("Gotham City") e O Rappa ("Vapor Barato").

Apelido

O apelido de "Macalé", que ganhou ainda criança, é uma referência ao pior jogador do time do Botafogo daquele tempo. Seu nome de batismo é Jards Anet da Silva. No cenário musical brasileiro, Macalé já passou por períodos de turbulência, mas, atualmente, tem recebido em shows o acompanhamento de músicos contemporâneos, como Otto e Céu.

Ele ressaltou também que é autor da trilha sonora do documentário Hélio Oiticica - O Filme, do diretor César Oiticica Filho, exibido momentos antes do workshow. 

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)