Publicada em 23/11/2012, às 08h00 | Atualizada em 27/11/2012, às 13h23
Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi
Jogo de tabuleiro gigante ensina conceitos da Carta da Terra na Feira do Verde

Imagine brincar em um jogo de tabuleiro de 144 metros quadrados. Isso é possível no jogo "Carta da Terra", que está montado no estande da Prefeitura de Vitória na 23ª Feira do Verde, que começou nesta segunda-feira (26) e vai até o dia 2 de dezembro (domingo), na Praça do Papa.
A brincadeira foi concebida por Patricia Abuhab e Guilherme Blauth, do Instituto Harmonia na Terra, e por Cláudio Casaccia e Gisela Sartori, da Coopera Brasil. A arte é do ilustrador Samuel Casal.
A presidente da 23ª Feira do Verde e gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Priscila Merçon, conheceu o jogo em um encontro nacional. "Este jogo ensina de forma lúdica os conceitos principais da Carta da Terra, que foi construída há 12 anos com o objetivo de apresentar princípios éticos para o Século 21, ressaltando ações sustentáveis e sociedades mais pacíficas e justas".
Planeta Terra
"Carta da Terra" traz o conceito de cooperação como estratégia de educação para a sustentabilidade. Ao brincar, o participante, que pode ser da criança ao idoso, é estimulado a trocar e compartilhar seus conhecimentos, a fazer uma reflexão das ações ambientais e promove também uma visão geral da sociedade e do planeta Terra.
Segundo os criadores do Jogo da Terra, o conteúdo é inspirado nos quatro princípios da Carta da Terra: respeitar e cuidar da comunidade de vida, integridade ecológica, justiça social e econômica e democracia, não violência e paz.
O tabuleiro representa a vasta biodiversidade do planeta e a diversidade cultural. Nesse jogo, todos ganham ou todos perdem o jogo, que destaca diversos conceitos ecológicos, assim como o fluxo constante de energia que move os participantes, a cooperação e os ciclos.
Treinamento
Priscila informou que os educadores ambientais da Semmam estão realizando um treinamento com os criadores do jogo para poderem jogar com as crianças e visitantes. "Além de divertido, sem dúvida nenhuma os participantes sairão da brincadeira com uma nova visão da sociedade e o papel de cada um no nosso planeta Terra".
Ela disse ainda que, após a 23ª Feira do Verde, o jogo estará disponível para empréstimo a qualquer escola que tenha interesse em jogá-lo.