Publicada em 11/09/2021, às 12h25 | Atualizada em 11/09/2021, às 12h49
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Felipe Mansur
Logística reversa: nova remessa de produtos para destinação final correta

Nesta sexta-feira (10), a Central de Serviços enviou a segunda remessa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados pelos moradores de Vitória, via Papa-móveis, para que fosse feita a logística reversa. Com isso, viabiliza a destinação final ambientalmente correta desses produtos. Desta vez, foram mais de quatro toneladas e a previsão é que na próxima terça-feira um novo carregamento seja enviado.
Com mais essa remessa, Vitória se consolida como a primeira cidade do Sudeste a implantar a Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos para todos os tipos e portes de produtos. Tal ação foi possível com a assinatura do Acordo de Cooperação feita entre a Secretaria Central de Serviços e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), entidade sem fins lucrativos.
Conforme previsto no Decreto Federal 10.240/20, a assinatura do acordo marca o início da implantação da logística reversa dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos no estado.
O que possibilita a destinação final ambientalmente correta de 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados em Vitória através de ecopontos de recebimento e também pelo agendamento via “Papa-Móveis”, para os produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de todos os portes. Os produtos são levados a São Paulo. De lá, a Associação faz a separação dos itens e envia às indústrias.
De acordo com o secretário da Central de Serviço, Leonardo Amorim, dar destinação correta aos eletrodomésticos e eletroeletrônicos é muito mais do que trabalhar para deixar as ruas limpas e organizadas. “É exercício de cidadania, promoção da qualidade ambiental e respeito às futuras gerações”, afirmou Amorim