Publicada em 29/03/2021, às 16h24 | Atualizada em 29/03/2021, às 16h44
Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Fernanda Sant'Anna
Mais uma casa é entregue em Conquista no contrato de 42 reconstruções
Mais um beneficiário recebeu, nesta segunda-feira (29), a sua casa refeita no contrato de reconstrução de 42 unidades habitacionais situadas no bairro Conquista, aumentando para doze o número de famílias já beneficiadas. Esta é a quarta residência a ser entregue desde a última sexta-feira (26), quando três famílias da região também foram contempladas.
A iniciativa faz parte do projeto Reconstrução e o investimento é R$ 4.696.248,01. As obras já estão 49% concluídas, sendo que alguns imóveis estão em fase adiantada de reconstrução.
O beneficiário com a reconstrução de sua casa foi Miguel Duarte, 60 anos, há 52 anos morador da região. “Passei a morar aqui com oito anos de idade. Morava em um barraco de lona, que depois passou a ser de madeira. Agora, tenho minha casa em alvenaria. Agradeço a Prefeitura de Vitória por essa vitória”, disse Miguel.
É um importante momento na vida do seu Miguel e uma satisfação para nós entregarmos mais uma casa reconstruída aqui em Conquista nessa segunda-feira. "Estamos proporcionando dignidade para mais uma família do bairro. Uma casa nova permite mais segurança, principalmente neste momento que vivemos de pandemia, pois com ela vem o acesso à água encanada, esgoto tratado e energia elétrica. Vamos continuar entregando casas reconstruídas aqui no bairro”, disse o prefeito Lorenzo Pazolini.
O projeto Reconstrução é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) e consiste em demolir casas com risco estrutural, construídas em madeira ou material inadequado, com a finalidade de reconstruir outro imóvel em alvenaria no mesmo terreno.
Equipes visitam a região para analisar os terrenos, a topografia, o risco geológico e estrutural dos imóveis. Após estudo e em conjunto com a população, é definida a lista hierarquizada de imóveis prioritários.
Investimentos
No total, são R$ 17 milhões investidos em urbanização nessa região da capital. Esta é a terceira modalidade de intervenção no bairro Conquista voltada para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
A primeira foi a reforma de 51 residências. Durante as obras, foram realizados reparos, como chapisco e reboco, recuperação de telhados, pintura das fachadas e impermeabilização de coberturas.
Na área de infraestrutura, a Prefeitura de Vitória está urbanizando o bairro, com a execução de rede de esgoto, água potável e drenagem para captação e transporte de águas das chuvas, além de reforma e construção de escadarias e rampas.