Publicada em 09/05/2022, às 16h45 | Atualizada em 09/05/2022, às 17h45
Por Felipe Mansur, com edição de Andreza Lopes
Mangueando na Educação desenvolve atividades na escola Juscelino Kubitschek

A equipe do Projeto Mangueando na Educação, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek de Oliveira, que fica em Maria Ortiz, iniciou as atividades que vão abranger 130 estudantes. A primeira atividade do Projeto foi a formação "Ecossistema Manguezal", voltada aos educadores da instituição.
O Projeto é desenvolvido por meio das Atividades Curriculares Complementares (ACC), com os temas "Economia Solidária" e "Educação Étnico-racial".
Serão desenvolvidas, ainda:
- Atividades com material educativo, em sala de aula;
- Roda de conversa "Noções Básicas sobre o Ecossistema Manguezal";
- Aplicação de questionário diagnóstico sobre perfil dos alunos;
- "Cine Mangueando" com a presença de um catador de caranguejo;
- Roda de conversa "Ocupação da Grande Goiabeiras";
- Bate papo com representantes da comunidade;
- Aula de campo;
- Oficina;
Mangueando na Educação
O Projeto apresenta uma série de atividades bioecológicas, socioambientais e lúdico educativas, que envolvem escolas e comunidades do município de Vitória, propondo o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental que seguem uma concepção de transformação por meio de atividades contínuas e processuais.
O objetivo principal da ação é promover processos de Educação Ambiental, por meio de uma perspectiva crítica, com intuito de ampliar o nível de conscientização da população quanto à importância da preservação do Ecossistema Manguezal, considerando suas características ecológicas, socioambientais, culturais e cênicas.