Publicada em 17/09/2012, às 10h00 | Atualizada em 24/09/2012, às 15h49
Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi
Memória do Carnaval: trajes usados pela Corte de Momo são tema de exposição


A Família Real do Carnaval de Vitória ganhou atenção inédita e especial a partir de 2010, com a publicação do Edital para Seleção de Projetos Looks Família Real do Carnaval de Vitória. Desde então, todos os trajes, maquiagens e acessórios que o Rei Momo, a Rainha e as duas Princesas usam durante a folia são escolhidos por meio de concurso público.
Resultado desse processo, a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) realiza a exposição "Looks do Carnaval de Vitória", no Memorial da Paz, que fica na Praça do Papa, até o dia 19 de outubro, sempre de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
Em exposição, projetos e croquis das fantasias referentes aos editais de 2010 e 2011, além de fotos das cortes reais no desfile do Carnaval de Vitória. As fantasias da Família Real de 2012, confeccionadas por Anderson Luppi, também estarão na mostra.
Concurso
O objeto do edital consiste na criação, execução, produção de beleza e supervisão de utilização de duas fantasias principais para cada integrante da Família Real desfilar nos dois dias do Carnaval de Vitória, de looks casuais para as apresentações que antecedem a folia, bem como dos ornamentos principais (coroas, cetros e faixas distintivas).
Para o Carnaval de 2011, concorreram sete projetos. Para 2012, seis projetos; em ambos, as Comissões de Premiação optaram pelos projetos apresentados por Anderson Luppi.
Esta exposição mostra o resultado dessa inovação, promovida pela Semc, que veio democratizar a forma de escolha das indumentárias e adereços usados pela Família Real do Carnaval e ensejar a demonstração de talento de criadores capixabas e de todo o Brasil.
Serviço
Vitória 461 anos – Exposição Looks do Carnaval de Vitória
Visitação: até o dia 19 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
Onde: Memorial da Paz, Praça do Papa, Enseada do Suá. A praça fica em frente ao Palácio do Café.
Mais informações: (27) 3132-5295.
Entrada gratuita.