Publicada em 08/03/2017, às 14h28
Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi
Novo piso do Ginásio Jones dos Santos Neves será entregue neste sábado

Palco de grandes jogos da história do esporte amador do Espírito Santo e de eventos internacionais, o Ginásio Jones dos Santos Neves (DED), em Bento Ferreira, está com piso novo e será entregue aos amantes de esportes neste sábado (11), às 10 horas. Para a solenidade, vai acontecer um jogo entre os veteranos do basquetebol capixaba.
Áreas do piso danificadas e esquadrias foram substituídas, além de pequenas reformas realizadas no local. O piso flutuante em madeira é exclusivo no Estado e o único aprovado pela Confederação Brasileira de Basquete para jogos oficiais dessa modalidade.
"Estamos entregando o piso novo e ocupando o espaço com escolinhas para crianças e adolescentes, além de várias atividades esportivas", disse o secretário de Esportes e Lazer, Wallace Valente.
Uso da quadra
A solicitação de uso do Ginásio do DED pode ser feita por clubes, associações ou federações para treinamento e jogos. Para isso, devem enviar ofício ao secretário de Esportes e Lazer.
Escolinhas
Para dar início à ocupação do espaço, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp) está com inscrições abertas, já a partir desta quarta-feira (8), para as modalidades handebol e futsal.
Podem se inscrever crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. Os interessados devem comparecer ao DED, no período da tarde, com foto 3x4, certidão de nascimento, comprovante escolar e comprovante de residência.
"É mais uma oportunidade para crianças e adolescentes praticarem esportes na nossa cidade. Vamos utilizar o ginásio para envolvê-los com esporte e atividade física", disse o secretário de Esportes e Lazer, Wallace Valente.
As aulas de futsal acontecerão às segundas, quartas e sextas, e as de handebol, às terças e quintas. As aulas terão início após o preenchimento das vagas.
História
Construído na década de 50 e palco de eventos locais, estaduais, nacionais e até internacionais, o DED foi tomado dos estudantes no período da ditadura militar. Com a abertura política, na segunda metade dos anos 80, houve a retomada do ginásio pelos estudantes.
No entanto, a devolução do espaço não garantiu a estrutura de antes e, com o tempo, o espaço se deteriorou e caiu em decadência. A Prefeitura de Vitória se responsabilizou pelo espaço e, desde então, faz a administração de toda a estrutura.