Publicada em 24/03/2023, às 17h35 | Atualizada em 24/03/2023, às 17h42
Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
O sucesso já chegou para as formandas de Confeitaria Básica de Vitória
Durante alguns anos, Jonelice Santos Moreira, de 53 anos, fez bolos confeitados e docinhos para obter uma renda extra. Depois de fazer o curso de Confeitaria Básica, ofertado pela Prefeitura de Vitória, ela percebeu que a confeitaria pode ser sua principal fonte de renda. "Aprendi técnicas e adquiri conhecimentos que não estão disponíveis em oficinas rápidas ou em vídeos na internet. Hoje, além de produzir com mais qualidade, sei fazer a ficha técnica, colocar o preço justo, divulgar nas redes sociais, conquistar clientes e fidelizar", diz.
Jonelice é uma das formandas da turma concluída nesta sexta-feira (24) e suas tortas já têm fãs nas redes sociais. As perspectivas do sucesso profissional das alunas foram confirmadas pela instrutora, a chefe de cozinha Fabiani de Martin, que há 16 anos dá aulas no Senac. "Elas estão prontas para o mercado. Elas tanto podem empreender como buscar vagas empresas do ramo. Elas sabem as normas exigidas para a atividade, para segurança delas e dos clientes, além de poderem oferecer produtos de qualidade", diz a chefe.
Fabiani ainda destaca que o mercado de confeitaria é muito dinâmico e as confeiteiras podem escolher o segmento onde preferem atuar: desde petit four, tortas confeitadas, bolos convencionais, compotas, etc
Qualificação Profissiional
O curso integra o Projeto Trabalho Qualificado, Atendimento Aprovado, da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid). Lançado em junho do ano passado, o projeto representa o investimento de R$ 585.160,43 da Prefeitura de Vitória na realização de 33 cursos profissionalizantes gratuitos, em áreas como gastronomia, beleza, administração, confecção, mecânica, tecnologia, construção civil, turismo, comércio, entre outras. A iniciativa conta com a parceria do Senai e do Senac, onde os cursos são realizados.
Os recursos são do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor e Vitória é o único município no Estado que utiliza estes recursos para investir na cidade e na melhoria das relações de consumo entre o prestador de serviços e o cliente final por meio da formação e aperfeiçoamento profissional. O projeto é conduzido pela Gerência de Qualificação do Trabalhador, da Semcid.