Publicada em 17/05/2023, às 18h45 | Atualizada em 18/05/2023, às 14h37
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Oficina de confecção de bonecos estimula criatividade de estudantes
Estimular a criatividade, promover contato com a cultura e a arte e ainda fomentar o uso de materiais reutilizáveis. Esses foram os objetivos de uma oficina de confecção de bonecos, realizada nesta quarta-feira (17), com 23 estudantes da turma do 4º ano B, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek de Oliveira, que fica em Maria Ortiz.
A ação é resultado de um projeto desenvolvido pelo reconhecido grupo de teatro Giramundo, de Minas Gerais, com apoio do instituto Vale Cultural, em que a unidade de ensino foi escolhida para receber a exibição inédita do longa-metragem "O Menino Beethoven visita o Brasil".
Assim, a turma pode assistir em primeira mão o espetáculo infantil que busca aproximar o mundo clássico e popular por meio do audiovisual, promovendo teatro, música e literatura, com o objetivo de ampliar o repertório e aguçar os sentidos das crianças de forma lúdica.
Após os estudantes conhecerem a história e se envolverem com o personagem principal, a escola realizou uma oficina de confecção de bonecos em parceria com a designer de bonecos, artista bonequeira, atriz manipuladora de bonecos e diretora de teatro Bia Apocalipse, do grupo Giramundo. Para isso, foram utilizando materiais recicláveis como caixas, garrafas pet e barbante, que foram reunidos pela turma com o apoio de suas famílias e levados para a escola. A ação contou com o apoio da multiartista e produtora cultural Ivny Matos, que atuou como facilitadora.
"Essa proposta busca trazer aos educandos interesse e curiosidade, além de promover o acesso à cultura e arte, de forma lúdica. Também possibilitou a turma refletir sobre a quantidade de lixo que é gerada pela cidade, e conhecer as possíveis formas de reutilização do mesmo", destacou o professor de matemática Paulo Vieira.
Em um momento muito prazeroso e de troca de experiências entre os pares, ficou evidente a criatividade e dedicação dos estudantes para criar os bonecos. Seguindo um passo a passo realizado pelos professores para montar a estrutura básica, eles tiveram liberdade para moldá-los de acordo com sua preferência, e demonstraram muita alegria durante o processo.
"Eu gostei muito, foi bem divertida essa oficina de bonecos. Queremos deixar eles bem bonitos para depois criarmos o nosso próprio teatro. Também foi muito legal aprender sobre música clássica com o filme do Beethoven", ressaltou o estudante Nicollas Monteiro.
"Eu aprendi que é possível reaproveitar vários materiais que iriam virar lixo para criar coisas legais, como brinquedos e bonecos. Foi divertido e eu gostei. Também foi legal a parte de reunir os materiais para trazer eles. Com o filme, passei a gostar de música clássica, eu não conhecia muito sobre", pontuou a estudante Ana Livia.
O Menino Beethoven visita o Brasil
O longa-metragem é resultado do espetáculo teatral musical do grupo Giramundo, que assina a direção e criação dos bonecos, com direção musical de Marcelo Cald. O intuito é aproximar crianças e professores com música clássica.
Com patrocínio da Vale Cultural, o filme de 39 minutos celebra o gênio musical Beethoven, em um diálogo com grandes compositores da cultura do país, como Villa-Lobos, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e Luiz Gonzaga.