Publicada em 08/07/2009, às 15h00 | Atualizada em 08/07/2009, às 15h24

Por Suzana Tatagiba, com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Shamylle Alves

Oficinas ensinam grupos de São Pedro e Itararé a gerir seus negócios


Foto Divulgação
Flor do juá
Mulheres do grupo Flor de Joá, que produzem artesanatos e trabalhos manuais, como bordados em toalhas de mesa

Ensinar a gerir o empreendimento levando sempre em consideração o coletivo. Esse é o principal objetivo do Ciclo de Oficinas que vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda (Setger). A oficina de economia com as mulheres que integram o grupo produtivo Mulheres que Brilham, de Itararé, é uma delas.

As oficinas de economia foram divididas em três partes, o primeiro encontro discutirá a apuração dos custos e a formação do preço de vendas, e, os seguintes, o controle de estoque, a distribuição de tarefas e planos de trabalho.

Os outros grupos produtivos, como Desfiadeiras de Siri, Ilha das Caieiras e Flor de Joá, do bairro Conquista na Grande São Pedro, também estão sendo beneficiados com o Ciclo de Oficinas.

"A proposta é trabalhar, nesse primeiro momento, com a parte de autogestão do negócio. Identificamos, nesses grupos, a necessidade de planejar e gerir sua produção, sendo assim, mostraremos como fazer a apuração dos custos inseridos na produção e a partir daí chegar um preço final justo", informou o economista responsável pelas oficinas, Arnaldo Marques Barbosa.

Economia é a segunda área abordada no Ciclo de Oficinas que está sendo oferecida pela Gerência de Economia Solidária.

A primeira, que foi iniciada em maio, tinha como finalidade priorizar as relações interpessoais dentro dos grupos, levando palestras que discutiam temáticas como o autoconhecimento, motivação e trabalho em equipe. As oficinas acontecerão durante todo o ano de 2009 e, em cada etapa, abrangerão áreas como a pedagogia, economia, sociologia, serviço social e economia solidária.

Foto Divulgação
Mulheres que brilham
Grupo Mulheres que Brilham, que surgiu através das oficinas motivacionais promovidas pelo Centro de Referência de Assistência Social

Conheça cada grupo:

Mulheres que Brilham: surgiu através das oficinas motivacionais promovidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e, hoje, é assessorado pela Gerência de Promoção de Economia Solidária, da Secretaria de Trabalho e Geração de Renda de Vitória (Setger). Elas se reúnem três dias por semana, em Itararé, e produzem bijuterias, bolsas e chaveiros.

Flor de Joá: Sob orientação técnica, desde 2007, da Setger, o grupo é composto por 10 mulheres que produzem artesanatos e trabalhos manuais, como bordados em toalhas de mesa, banho e rosto, lençóis, panos de prato, caminho de mesa, pegador de panelas e luvas. As bordadeiras da Flor de Joá se encontram no bairro da Conquista, em São Pedro.

Desfiadeiras de Siri: O grupo de mulheres da Ilha das Caieiras mantém a tradição no preparo e comercialização de produtos a base de frutos do mar. Além de comercializarem sua produção através de encomendas, elas também participam de feiras, e do festival de torta capixaba - que acontece durante o feriado de Semana Santa.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)