Publicada em 04/12/2023, às 14h35 | Atualizada em 04/12/2023, às 14h38

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Paralimpíadas Escolares: duas estudantes da rede ganharam cinco medalhas de ouro


Foto Divulgação
Maria Eduarda Oliveira Simões, estudante do 9º ano da Emef Alvimar Silva
Maria Eduarda Oliveira Simões, estudante do 9º ano da Emef Alvimar Silva. (ampliar)

Protagonismo estudantil no esporte! Maria Isabel Augusto de Moraes e Maria Eduarda Oliveira Simões, estudantes do 6º e 9º ano, respectivamente, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alvimar Silva, localizada em Santo Antônio, voltaram da etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2023, disputada em São Paulo, com a bagagem cheia de grandes novidades. Isso porque Maria Isabel conquistou duas medalhas de ouro, em Arremesso de Peso e Lançamento de Pelota, e Maria Eduarda voltou com três medalhas de ouro, nas categorias 75 metros, 250m e salto em distância.

Para Maria Isabel, a conquista representa a continuidade de um trabalho de sucesso, uma vez que a estudante já havia sido medalhista na etapa regional das Paralimpíadas Escolares do ano passado. Neste ano, não foi diferente, e ela se tornou bicampeã, sendo que além das duas medalhas de ouro, a estudante também quebrou os recordes escolares, alcançando a marca de 5.92m no Arremesso de Peso e 21.91m no Lançamento de Pelota.

"Eu estava muito ansiosa para participar dessa competição, e gostei muito de tudo que vivemos lá. Procurei trabalhar bastante na preparação, e graças a Deus e a todo o treinamento, consegui quebrar meus próprios recordes. Me sinto muito feliz e realizada, é incrível a sensação de conquistar a medalha de ouro. Fico feliz por trazer também alegria e orgulho para a minha família", disse a estudante, orgulhosa pela sua conquista.

Quem também voltou cheio de orgulho foi o professor e técnico esportivo da Secretaria de Esportes e Lazer, Arlindo Anchieta. Ele acompanha Maria Isabel desde o ano passado, e falou sobre a trajetória da estudante. "Estou com ela desde a etapa regional do ano passado, e desde então ela vem seguidamente quebrando recordes e se superando cada vez mais. Novamente, ela foi brilhante na competição e estou muito orgulhoso por poder ver de perto toda a evolução dela. Desde o início, identifiquei que ela tem um potencial enorme no paradesporto", contou Arlindo.

Foto Divulgação
Maria Isabel Augusto de Moraes, estudante do 6º ano da Emef Alvimar Silva
Maria Isabel Augusto de Moraes, estudante do 6º ano da Emef Alvimar Silva

Conquista Inédita

Maria Eduarda participou das Paralimpíadas pela primeira vez, e mostrou muita desenvoltura e protagonismo na competição. Além de conquistar a medalha de ouro nas categorias 75 metros, 250 metros e salto em distância, ela quebrou o recorde escolar nas três modalidades. Jéssica Simões, mãe da Maria Eduarda, falou sobre a conquista da filha com muita emoção e orgulho.

"Um momento em que sentimos um orgulho enorme, de saber que a Maria Eduarda não só ganhou medalhas, mas por saber que ela está conquistando seu próprio espaço, com muita batalha e suor. Sabemos que existem espinhos no caminho, mas que não são motivos para deixar de caminhar, e que no caso de Maria Eduarda, foram impulsos para correr ainda mais. Ela está muito orgulhosa de si mesma e agradecida a Deus por não ter deixado ela desistir. Ela está aprendendo que só depende dela mesma para que seus sonhos sejam realizados e que suas escolhas influenciam em seus resultados!", disse a mãe orgulhosa.

O professor Arlindo também falou com muito orgulho e satisfação pela conquista de Maria Eduarda, que se superou e deu um show nas três provas que participou. "Ela está de parabéns, desde que convidei ela, a família dela também apoiou muito. Ela fez uma ótima preparação e já demonstrava na etapa regional que tinha um grande futuro no paradesporto escolar. Tenho certeza de que ela tem um futuro incrível pela frente", disse o professor.

Quem também falou com muito carinho sobre a estudante foi a diretora da Emef Alvimar Silva, Flávia Souza. A gestora contou um pouco da trajetória de Maria Eduarda desde a sua chegada na unidade de ensino.

Foto Divulgação
Professor e Técnico Esportivo Arlindo Anchieta
Maria Isabel, Arlindo Anchieta e Maria Eduarda. (ampliar)

"Maria Eduarda sempre teve uma postura muito dedicada, organizada e muito focada. Ela tem um processo de desenvolvimento muito bacana, em que nós, por meio da equipe da educação especial, conseguimos alcançar o melhor da Maria Eduarda. Então, assim como todo jovem, a Maria Eduarda é uma desafiadora. Ela é uma desafiadora, participa de todas as atividades, dentro do seu grupo de amizades conversa com todo mundo, questionadora, é aquela que chega na minha sala e pergunta o que nós vamos fazer, como podemos resolver, e também está sempre engajada nas questões sociais e nas questões de coletividade. Estamos sempre dando para ela as mãos para que ela possa alçar voos maiores", disse a gestora.

Paralimpíadas Escolares

As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. Este é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas Paralimpíadas Escolares, como os velocistas Alan Fonteles, ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, Verônica Hipólito, prata no Rio 2016, e Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47) e bicampeão paralímpico; o nadador Talisson Glock, prata no Rio 2016 e ouro em Tóquio 2020; o jogador de goalball Leomon Moreno, prata no Jogos de Londres, bronze no Rio 2016 e ouro em Tóquio 2020; a mesatenista Bruna Alexandre, bronze no Rio 2016 e prata nos Jogos de Tóquio 2020, entre outros.

A etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, reúne estudantes em fases diversas de formação esportiva. Para muitos, as Paralimpíadas Escolares são a porta de entrada para atletas que estão descobrindo o movimento paralímpico e participam de uma grande competição pela primeira vez. Ao mesmo tempo, estudantes que competem há anos neste evento chegam ao momento de se despedir dele para passar às provas de alto rendimento.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)