Publicada em 12/10/2009, às 01h00 | Atualizada em 13/10/2009, às 14h28
Por José Carlos Mattedi, com edição de Rafael da Silva Paes Henriques
Com a colaboração de Brunella França
Peças capixabas participam da abertura do V Festival Nacional de Teatro
O V Festival Nacional de Teatro de Vitória começa nesta terça-feira (13). Às 18h30, na praça Costa Pereira, será apresentado o espetáculo de rua, Quatro intépretes para cinco peças, do Grupo Z de Teatro. No Teatro Universitário, na Ufes, às 19h, a peça Morto 30 dias, da Cia Capixaba de Comédias abre os espetáculos em teatros convencionais.
E às 21 horas, será apresentada, no Theatro Carlos Gomes, a peça In on It, que fez sucesso no Rio de Janeiro este ano. Com direção de Enrique Diaz e texto de Daniel MacIvor, o espetáculo leva ao palco dez personagens, todos vividos por Emílio de Mello e Fernando Eiras.
A entrada para as peças é franca. Os ingressos para Morto por 30 dias e In on It podem ser retirados nas bilheterias dos respectivos teatros (Universitário e Carlos Gomes), a partir das 13h da próxima terça-feira (13). Cada pessoa tem direito a um ingresso.
Teatro de Rua
O elenco de Quatro Intérpretes para Cinco Peças estabelece diálogo com cinco obras que marcaram o teatro brasileiro na segunda metade do século XX. São elas: O beijo no asfalto, de Nélson Rodrigues; Dois perdidos numa noite suja, de Plínio Marcos; Hoje é dia de rock, de José Vicente; Trate-me leão, de Hamilton Vaz Pereira; e O livro de Jô, de Luis Alberto de Abreu. As duas últimas peças são resultados da criação coletiva do Asdrúbal Trouxe o Trombone e do processo colaborativo do Teatro da Vertigem, respectivamente.
No entanto, o espetáculo do Grupo Z de Teatro não é uma montagem dessas obras ou de fragmentos delas. Elas serviram como ponto de partida para a criação da peça que, mais que unir as linguagens da dança e do teatro, move-se entre elas, formando zonas de interseção. Assinam a direção Carla van den Bergen e Fernando Marques.


Comédia
O processo de criação de um texto teatral é o tema da comédia Morto por 30 dias. A novidade é que os "ossos do ofício" são apresentados de uma forma muito divertida. A peça, com direção e texto de Alvarito Mendes Filho, conta como o autor entra em conflito com os personagens enquanto escreve uma peça.
O elenco se recusa a agir do modo indicado no roteiro. Em determinado momento, o conflito chega ao máximo e os personagens matam o autor, sob o pretexto de estarem defendendo o direito de serem livres e fazerem o que bem entendem. Divertidas e boas surpresas são reservadas para o final.
Serviço
V Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória
Quatro Intérpretes para Cinco Peças
Quando: 13 de outubro
Horário: 18h30
Onde: Praça Costa Pereira, Centro de Vitória
Entrada franca
Morto por 30 dias
Quando: 13 de outubro
Horário: 19h
Onde: Teatro Universitário, Av. Fernando Ferrari, campus de Goiabeiras - Tel. 3335-7821
Entrada franca.
Os ingressos - cada pessoa tem direito a um - podem ser retirados no dia do espetáculo, a partir das 13h.
Confira a programação completa, dividida por teatro.