Publicada em 09/12/2014, às 10h42 | Atualizada em 09/12/2014, às 12h03
Por Janete Carvalho, com edição de Matheus Thebaldi
Pessoas com deficiência podem fazer aulas gratuitas de natação


Pessoas com deficiência interessadas em fazer natação de graça em Vitória devem ficar atentas. O Programa de Esporte e Lazer, desenvolvido pela Prefeitura de Vitória, está com vagas abertas para crianças, jovens e adultos.
As aulas são ministradas em dois núcleos: no Álvares Cabral e no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), de terça a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino.
As atividades e experiências permitem a integração social desse público, além de superação e melhora da autoestima. Foi o que aconteceu com a estudante Stéfany Nobre Rodrigues, de 14 anos, que superou a timidez e hoje é uma atleta paralímpica. Filha única, ela nasceu com malformação congênita e sem o antebraço esquerdo.
"Aos 4 anos, minha mãe me matriculou na natação, pois eu era muito tímida. Hoje, sinto-me bem melhor, não me importo com a falta do antebraço e levo os treinos a sério. Sei que tenho capacidade e estou no caminho certo", disse.
Este ano, Stéfany ganhou nas Paralimpíadas Escolares duas medalhas de bronze e uma de prata na modalidade natação.
Meningite
As sequelas da meningite resultaram em deficiências mental e motora para Gabriel Ferreira do Nascimento, de 12 anos, que há quatro participa das aulas de natação no Álvares Cabral, em Bento Ferreira. "Ele vem duas vezes por semana e sempre fica mais relaxado e dorme melhor", disse a mãe dele, Nilza Nascimento, de 35 anos, que procurava aulas de natação para o filho e ficou muito satisfeita quando encontrou esse atendimento gratuito ofertado pela Prefeitura de Vitória.


Voluntários
Tudo começou com o trabalho voluntário de alguns professores de natação há 15 anos. "A Prefeitura de Vitória fez um processo seletivo para contratar professores e, agora, o programa está bem estruturado, pois isso dobrou de quatro para oito o número de profissionais destinados ao atendimento das pessoas com deficiência", destacou o coordenador do programa, Leonardo Miglinas.
Segundo ele, não é uma aula convencional, havendo todo cuidado com cada aluno e suas especificidades. "O trabalho, que começou de forma voluntária, hoje ampliou de 20 para 80 o número de atendimentos e também os horários disponíveis", ressaltou.
Acidente
O nadador paralímpico Marco Aurélio Serafim Quaresma, de 40 anos, sofreu um acidente aos 23 anos e teve uma lesão na medula. Há 10 anos, ele frequenta o Álvares Cabral, onde treina para manter seu desempenho como atleta de alto rendimento. "Esse trabalho já ajudou a mim e a muita gente que teve coragem de sair de casa para nadar", comentou.
Durante este ano, ele ganhou 11 medalhas de ouro, três medalhas de prata e quatro de bronze nos campeonatos de que participou no Brasil e na Argentina.
Inscrições
Os interessados devem se inscrever na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp), localizada no Tancredão. É preciso levar o laudo médico sobre a deficiência.
As aulas matutinas acontecem das 8 às 9h, das 9 às 10h e das 10 às 11h, e as vespertinas, das 13h30 às 14h30, das 14h30 às 15h30 e das 15h30 às 16h30. Mais informações pelo telefone 3382-6430.
A natação é um esporte que proporciona o desenvolvimento da sensibilidade e da percepção corporal, permitindo à pessoa ter noção do seu próprio corpo, seus limites e suas possibilidades.

