Publicada em 27/07/2011, às 17h23
Por Janete Carvalho, com edição de Deyvison Longui
PMV dá oportunidades a jovens e adolescentes em aulas gratuitas de Jiu-jítsu

Alunos de aulas gratuitas de Jiu-jítsu estão obtendo bons resultados em campeonatos de lutas. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp) oferece a oportunidade a adolescentes e jovens em aulas regulares às terças e quintas-feiras, de 13 às 17h, numa parceria com a Faculdade Estácio de Sá, em Jardim Camburi, no Departamento de Educação Física.
Eles aprendem não só a lutar, como também conquistam disciplina, confiança e respeito, considerados valores básicos na vida em sociedade.
A Prefeitura de Vitória iniciou esse projeto há dois anos. Desde janeiro deste ano, os alunos têm participado de competições na capital e outros municípios capixabas, mesmo sem contar com patrocinadores.
No próximo dia 7 de agosto, um grupo vai para a Copa Castelo de Jiu-jítsu, no Sul do Estado. Os treinos já estão a todo vapor e eles se sentem bastante comprometidos com as atividades. "O envolvimento deles tem sido muito intenso", destaca o professor Alan de Almeida Pôncio, 33 anos, faixa preta há sete anos e com 16 anos de prática esportiva de Jiu-jítsu.
Preocupado com a inclusão social dos alunos por meio do esporte, ele quer ver o grupo campeão e não mede esforços para isso. "Alguns deles enfrentam dificuldades, por exemplo, na alimentação, mas consigo ajudá-los e eles vêm se superando. O resultado é o crescimento e eles querem partir para competições nacionais, além das estaduais que já participam com recursos próprios", informa o professor.
O Jiu-jítsu é um sistema de luta corporal em que se procura imobilizar o adversário mediante golpes de destreza aplicados a pontos sensíveis do corpo. Essa arte marcial de defesa pessoal surgiu no Japão, no século XVI, tendo avançado mundo afora com técnicas de bater, dar pontapés, joelhadas e imobilizações junto com o uso de partes duras do corpo contra pontos vulneráveis do adversário. É considerada uma modalidade de luta superior a todos os demais estilos por ser o mais completo.
Sonhos

O sonho de ser famoso e reconhecido como atleta acompanha Emanuel Silva, 21 anos. Desde criança ele se interessa pelo Jiu-jítsu. Morador do bairro Grande Vitória, ele começou a aprender há quase um ano e, há sete meses, tem participado de competições. Já teve aprovação de 100% em três eventos realizados na Grande Vitória e se prepara para os próximos que vierem.
O estímulo de Paulo Rangel, 19 anos, também morador do bairro Grande Vitória, veio pela televisão. Ele via as lutas e ficava impressionado. Ele estuda pela manhã, treina à tarde e trabalha à noite na expedição de jornal. Começou a trabalhar cedo com o objetivo de ser independente, fez o curso técnico de informática e vai começar o curso de Administração.
"Meu sonho é participar de grandes campeonatos e vencer", disse. Considerado hiperativo, com um tempo curto para descansar, ele gasta suas energias no Jiu-jítsu, esporte que segundo o aluno, "ensina a pessoa a não desistir, mas sim finalizar a resolução de um problema". E é assim que ele encara os desafios enquanto sonha com a fama e os prêmios.
Jiu-jítsu dividi-se em:
1. Quedas (Ju-Dô)
2. Traumatismo / Atemí (Karatê-Jitsu)
3. Torções (Ai-ki-Jitsu)
4. Estrangulamentos
5. Pressões (Ai-ki-Dô)
6. Imobilizações
7. Colocação (Posição de combate, Momento de Ataque e esquiva)
Serviço:
Semesp oferece
Aulas gratuitas de Jiu-jítsu com o professor Alan: 3ª e 5ª
Horário: 13 às 17h
Sala 107 - 1º andar do Departamento de Educação Física da Faculdade Estácio de Sá