Publicada em 27/05/2022, às 17h50 | Atualizada em 27/05/2022, às 17h58

Por Felipe Mansur, com edição de Matheus Thebaldi

PMV e Zurich Airport assinam Protocolo de Intenções para recuperação de restinga


André Sobral
Assinatura do protocolo de intenções, Recuperação da vegetação de restinga da Curva da Jurema
André Sobral
Assinatura do protocolo de intenções, Recuperação da vegetação de restinga da Curva da Jurema

A Prefeitura de Vitória e a empresa Zurich Airport Brasil assinaram um Protocolo de Intenções para a recuperação de cerca de 15 hectares de restinga na Curva da Jurema, praia do Iate Clube, praia da Guarderia e no sítio aeroportuário.

O protocolo prevê, ainda, a compensação financeira ao Fundo Municipal de Meio Ambiente, equivalente a 16,35 hectares, aplicados em projetos relacionados à compensação ambiental. A assinatura foi realizada na tarde desta sexta-feira (27 de maio), Dia Nacional da Mata Atlântica, com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini

A compensação ambiental refere-se às atividades de supressão vegetal decorrentes das obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Vitória, na época da Infraero, em 2012.

"Essa era uma questão que estava há muito tempo pendente, sem solução. Nós estamos aqui, portanto, dando um passo muito importante, mostrando que o diálogo pode prevalecer, colocando à mesa a sociedade civil organizada, coletivos, Poder Executivo, Poder Legislativo e todos que amam a nossa cidade", disse o prefeito, que destacou o diálogo adotado pela gestão para solucionar questões.

"A assinatura desse acordo com a Zurich é um exemplo de que, com gestão e bom senso, a gente conquista muita coisa. A obra aconteceu há mais de dez anos e, na ocasião, foi retirada uma área de cobertura vegetal considerável. Havia, então, a necessidade de recomposição dessa área. Agora, vamos trabalhar, juntos, nessa tarefa", destacou o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger.

O gerente de Aeroportos da Zurich Airport Brasil, Fernando de Castro, destacou a parceria da empresa com a cidade.  "Para nós, é uma grande alegria estar aqui no Dia Nacional da Mata Atlântica, em que a gente firma esse acordo e nosso compromisso com a cidade de Vitória, nessa reconstituição de restinga", disse.   

Plantio do VixFlora na Praça do Papa

Como parte da programação do Dia Nacional da Mata Atlântica, alunos da educação infantil da rede municipal participaram, na manhã desta sexta (27), do plantio de mudas nativas e de outras atividades educativas na Praça do Papa. Ao todo, serão plantadas 84 mudas, o que atende a uma demanda antiga dos moradores que pedia a arborização do local.

O plantio das mudas faz parte do Programa VixFlora, lançado em 2021, prevê a recuperação florestal em uma proporção de área que abrange cerca de 225 hectares (aproximadamente 225 campos de futebol), com a previsão de plantio de mais de 370 mil árvores, uma por habitante, todas espécies nativas dos diferentes ecossistemas da Mata Atlântica existentes na capital.

 

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)