Publicada em 24/08/2012, às 10h00 | Atualizada em 27/08/2012, às 16h57
Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Michelle Terra
Ponte da Passagem foi a primeira ligação com a parte continental de Vitória
A antiga Ponte da Passagem, atualmente em desuso, ficou ativa durante 79 anos. Ela foi inaugurada em 1930 pelo governador Florentino Avidos. Feita em cimento armado em cima de apoio de pedra nas cabeceiras (enrocamento) a partir de 1927, ela tinha inicialmente um vão de 34 metros, sendo seis de largura útil com treliças (armação) curvas.
Com uma faixa por sentido, finalmente foi possível se deslocar de carro para a parte continental de Vitória. Em 1969, um acidente com uma embarcação-guindaste, trazida para as obras no Porto de Tubarão, abalaram a estrutura da ponte. Ela foi reformada em 1972/1973. A ponte perdeu as treliças, mas ganhou mais uma faixa por sentido.
No entanto, com o desenvolvimento da capital, ela não foi suficiente para atender a demanda. A capacidade da antiga Ponte da Passagem era de 3.200 veículos por hora. Após avaliarem a importância de se investir na mobilidade no eixo norte da ilha, a Prefeitura de Vitória e o Governo do Estado iniciaram os processos de desapropriação e de construção da nova Ponte, com capacidade para 5 mil veículos por hora, e Passarela da Passagem.
Com a conclusão das obras, os moradores de Vitória não possuem mais dificuldade para transpor o Canal da Passagem. A primeira forma de comunicação entre Serra e Vitória, a "pinguela da passagem", construída no período colonial, deu lugar à primeira ponte estaiada do Espírito Santo, símbolo da modernidade da cidade.
A antiga ponte fará, em breve, parte apenas da memória dos capixabas. O Governo do Estado está em processo licitatório para a sua demolição.
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