Publicada em 27/05/2009, às 17h45

Por Loureta Samora, com edição de Deyvison Longui

Prefeitura apoia estudo de corredores exclusivos para ônibus


Marcos Salles
Reunião do condevit
Durante a reunião, ficou acertada a assinatura de um protocolo de ações visando um projeto de qualidade para o sistema de transporte coletivo

A implantação do Sistema de Corredores Exclusivos de Transporte Coletivo Urbano da Região Metropolitana da Grande Vitória foi o principal assunto da 5ª reunião do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit).

A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (27), com a presença do prefeito João Coser. A proposta foi bem recebida pelo Conselho, que assinará um protocolo de ações.

Segundo o secretário de Estado de Governo e presidente do Conselho, José Eduardo Azevedo, a proposta é criar uma interação com municípios para discutir de forma conjunta um projeto de qualidade para o sistema de transporte coletivo, que hoje é uma prioridade. Ele explicou que a construção do projeto deve ser conduzida de forma a atender as necessidades dos municípios.

Para a diretora presidente da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb), Denise de Moura Cadete Gazzinelli Cruz, a intenção é criar um sistema que propõe um novo conceito de mobilidade urbana.

"A proposta apresentada foi concebida com base nas experiências já implementadas no Brasil e em outros países. Ela reúne as principais vias de acesso das cidades, e formam 17 corredores que totalizam 108 km", disse.

Entre os principais objetivos do estudo, segundo Denise, é melhorar a qualidade do serviço prestado ao usuário do transporte público, contribuir para diminuição da poluição ambiental da região metropolitana e melhorar a mobilidade urbana das cidades, a partir do momento que torna o transporte público mais atrativo para a população que, normalmente, anda em veículos particulares.

Envolvimento

Segundo o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Neivaldo Bragato, é preciso definir, nas prefeituras e no Estado, um espaço exclusivo para os veículos de transporte coletivo.

"Esse é um debate longo que requer muitos investimentos, mas, principalmente, é uma discussão aberta, que precisa da participação de todos os entes envolvidos". O secretário explicou que, de todas as cidades, Vitória é a que apresenta um modelo mais moderno.

Segundo o prefeito João Coser, o corredor é a primeira possibilidade concreta que os municípios têm de avançar no assunto. "Precisamos de iniciativas que melhorem a qualidade de vida da população, de um sistema de transporte público melhor do que o atual", apontou.

O prefeito afirmou que um dos maiores problemas da Grande Vitória está sendo tratado. "Estou muito satisfeito, pois estamos conversando de forma coletiva. É fundamental fazer esse debate de forma institucional. O que também me motiva é perceber que esse projeto pode ser também encarado como a etapa inicial de uma proposta mais moderna e ousada", afirmou.

Gestão

Marcos Salles
Reunião do condevit
Para Coser, o corredor exclusivo é a primeira possibilidade concreta que os municípios têm de avançar no assunto sobre mobilidade

Paralelo ao evento, o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira, por solicitação do Conselho, fez uma apresentação sobre a utilização de Organização Social (OS) e Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), para gestão de equipamentos públicos.

Os participantes da reunião votaram pela criação de um grupo de trabalho para discutir com o secretário Ricardo de Oliveira as melhores formas trabalhar o tema.

Representação

O Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), juntamente com o Fundo Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Fumdevit), foi regulamentado pelo governador Paulo Hartung, através do Decreto nº 1511, publicado no dia 15 de julho de 2005, tendo como finalidade apoiar o desenvolvimento, a integração e a compatibilização das ações, estudos e projetos de interesse comum da Região Metropolitana.

É composto por 17 conselheiros, sendo sete representantes do Governo do Estado, um representante de cada um dos sete municípios da Região Metropolitana, preferencialmente o prefeito, e três da sociedade civil, indicados pela Federação das Associações de Moradores e dos Movimentos Populares do Estado do Espírito Santo (Famopes).

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)