Publicada em 17/12/2012, às 16h30
Por Suzana Tatagiba, com edição de Deyvison Longui
Prefeitura inaugura escultura de Araribóia e retorna com índio para a Beira-Mar

O prefeito João Coser, o secretário de Cultura, Alcione Pinheiro, outros secretários municipais, funcionários da PMV, o artista plástico e restaurador Jânio Leonardelli, e moradores do centro de Vitória inauguraram a escultura restaurada do Índio Araribóia, na manhã deste domingo (16), na avenida Beira-Mar.
Uma das esculturas urbanas mais famosa da cidade e, também, querida do capixaba, o índio Araribóia, agora limpo, restaurado e novamente com seu arco e flecha, foi colocado no seu lugar original, na Curva do Saldanha, mais precisamente de frente para a baía, sua verdadeira morada, pois como diz lenda “para vigiar a entrada da baía de Vitória em sua missão de defesa da terra capixaba”.
O secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro, lembrou que outros espaços culturais já foram restituídos à cidade de Vitória, como o Memorial da Paz, o Museu do Negro, e que novas restaurações de esculturas urbanas estão previstas para acontecer a partir de 2013.
“O nosso índio Araribóia ficará ainda recebendo uma manutenção do escultor Jânio durante um mês, no próprio local onde agora está afixado. A escultura será encerada e limpa até o processo da reação química - que proporciona a cor escura à estátua - ser totalmente absorvido pelo monumento", destacou o secretário.
Ubaldo Ramalhete
Ainda de acordo com o secretário Alcione Pinheiro, "até o finalzinho deste mês vamos retornar com o busto do professor e jurista, Ubaldo Ramalhete, para a praça que tem o mesmo nome, na rua Sete de Setembro, no Centro”.
Depois de descerrar a placa e de apresentar a escultura do índio aos presentes, o prefeito João Coser fez questão de elogiar o belo trabalho do restaurador Jânio Leonardelli e dizer que outras obras ainda serão inauguradas até o final do seu mandato e citou, como exemplo, o Sambão do Povo, no dia 28 deste mês, onde será realizado o carnaval de 2013.
“Não vamos sossegar. Vamos administrar a cidade até a meia-noite do dia 31 de dezembro de 2012 para deixar Vitória uma cidade cada vez melhor”, afirmou o prefeito João Coser.
Restauro

Jânio Olimpio Leonardelli Abreu foi o vencedor do Prêmio Carlo Crepaz de Restauro de Esculturas Urbanas da Cidade de Vitória, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura neste ano, e que contemplou, inicialmente, a escultura que estava mais prejudicada, a do Índio Araribóia.
O restaurador premiado comprovou conhecimento da técnica da obra de Crepaz já tendo feito serviços similares em esculturas de Vitória. Além disso, fez uma réplica em resina do Índio Araribóia para o 8º Salão do Mar, em 2008. O prêmio para o vencedor foi de R$ 23.000,00.
Fiscalização
Para evitar a ação dos vândalos com roubos e depredações haverá um monitoramente da escultura restaurada do índio Araribóia, como também policiamento e uma iluminação mais intensa na região.