Publicada em 14/03/2011, às 14h37 | Atualizada em 15/03/2011, às 11h36
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui
Com a colaboração de Fernanda Oliveira Pereira
Procon de Vitória vai tirar dúvidas e orientar consumidores também pela internet

A partir desta terça-feira (15), o consumidor poderá tirar dúvidas e receber orientações do Procon de Vitória também pela internet.
O atendimento eletrônico vai permitir a análise prévia da dúvida registrada pelo cidadão, que receberá então uma mensagem da equipe do Procon de Vitória orientando sobre os direitos do consumidor e eventual necessidade de envio de documentos e outros dados.
Além de otimizar o tempo do cidadão no exercício do seu direito, o Procon de Vitória passa a oferecer, ainda, o acompanhamento de processos registrados na capital.
Como o Procon de Vitória trabalha integrado do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), que integra em rede as bases de dados usadas pelos Procon's de todo o país, o munícipe terá acesso a informações em tempo real.
De acordo com o secretário municipal de Cidadania e Direitos Humanos, João José Sana, o atendimento eletrônico vem ampliar o acesso e a promoção dos direitos do cidadão na capital.
Empresas
A consulta eletrônica está disponível também aos fornecedores (empresas) para que estes possam acompanhar pelo site os registros de seus consumidores, agilizando a resposta às reclamações.
Para acessar o sistema, o fornecedor irá preencher um formulário para recebimento de login e senha e fornecerá até dois e-mails que receberão os avisos automáticos toda vez que houver registro para sua empresa.
A consulta das empresas será disponibilizada mediante a assinatura de um termo de responsabilidade junto ao Procon de Vitória, formalizando, assim, o comprometimento do fornecedor em resolver o problema.