Publicada em 09/10/2009, às 16h14 | Atualizada em 14/10/2009, às 13h40
Por José Carlos Mattedi, com edição de Deyvison Longui
Com a colaboração de Brunella França
Programação de teatro de rua promete agitar a cidade nesta semana


O Teatro de Rua terá destaque dentro da programação do V Festival Nacional de Teatro, que vai até o dia 20. Vários grupos vão transformar praças e espaços alternativos em palcos, chamando atenção do público. A presença de grupos e companhias que representam o gênero reforça o compromisso de manter uma constante discussão acerca do espaço cênico, promovendo o intercâmbio artístico.
A peça local Quatro intérpretes para cinco peças (do grupo Z de teatro, de Vitória) deu a largada nas apresentações de rua. A programação com peças de Teatro de Rua apresenta seis peças que vão transformar em palco a Praça Costa Pereira, a Vila Rubim, a Escola de Teatro e Dança Fafi e a Praça Sagrada Família (Jardim Camburi).
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro, "essa é uma forma de valorizar o teatro de rua, que vem crescendo cada vez mais. A Prefeitura de Vitória quer levar a arte para toda a população, e o teatro de rua é uma forma de aproximar a comunidade das artes cênicas", destacou.
Pinheiro ressalta ainda que o objetivo do festival, realizado desde 2005, é fomentar a produção e o consumo de arte com o intercâmbio entre atores de diferentes regiões do país, e atinge âmbito internacional com a participação de um grupo teatral de Cuba. "Em 2009, a programação traz variadas linguagens e conceitos e a expectativa é de que esse momento seja proveitoso para as artes cênicas do Estado e do país", sublinhou o secretário.
A realização do V Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória é da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Confira a programação completa de teatro de rua do V Festival Nacional de Teatro.