Publicada em 11/05/2016, às 08h00

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi

Projeto cultural apresenta atrações artísticas em lajes de Consolação


Carlos Antolini
Vista panorâmica do bairro Consolação
Consolação é próximo bairro a receber a ação "Sextas na Laje"

Música, teatro e literatura tendo como palco as lajes do Território do Bem. Essa é a proposta do "Sextas na Laje", que, como sugere o título, irá promover uma série de atividades culturais, sempre às sextas-feiras, em quatro eventos até o mês de agosto, por meio do intercâmbio entre os Pontos de Cultura.

A primeira edição acontece no próximo dia 20, na laje do Movimento Comunitário de Consolação, a partir das 18 horas, com a apresentação da Orquestra de Violões do Ponto de Cultura Preservarte, com a realização do Ponto de Cultura Varal Agência de Comunicação, um projeto da Associação Ateliê de Ideias.

A proposta do evento é proporcionar a troca de experiências entre os Pontos de Cultura e as comunidades com diferentes linguagens artísticas, além de fortalecer a ideia de que as lajes funcionam como espaços de fazer e receber arte e cultura.

Oficinas

Dentro da programação do “Sextas na Laje”, quatro oficinas serão realizadas com o objetivo de fortalecer a participação dos jovens locais nos eventos por meio da construção de cenários. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (27) 3022-6190, das 13 às 18 horas, ou através do e-mail varalagencia@gmail.com .

  • Oficina de Marcenaria

Aulas nos dias 16 e 17 de maio, das 14 às 18 horas
Local: Movimento Comunitário de Consolação
Durante a oficina, os participantes vão aprender a fazer um tablado desmontável, feito com paletes, que será usado como estrutura de palco para os eventos do "Sextas na Laje".

  • Oficina de Decoração "Sextas na Laje"

Aulas nos dias 17, 19 e 20 de junho, das 14 às 18 horas
Local: Movimento Comunitário de Consolação
Os participantes vão criar o conceito de cenografia do "Sextas na Laje", produzir peças e decorar o ambiente.

  • Oficina de Fotografia

Aulas nos dias 28, 29 e 30 de junho e 1º, 5 e 6 de julho, das 18 às 20 horas.
Local: Ponto de Cultura Varal Agência de Comunicação, em Itararé, e na Associação de Moradores de Consolação
Nas aulas teóricas, os participantes vão aprender técnicas de como fotografar em eventos. Como atividade prática, os participantes vão fotografar a 2ª edição do "Sextas na Laje" e, nas próximas aulas, vão editar as imagens.

  • Oficina de Vídeo Mapping

Durante os eventos, vão acontecer aulas práticas de projeções mapeadas. O "Nós Amamos Laje" já ofereceu oficinas com aulas teóricas, nas quais os participantes aprenderam a trabalhar essa nova linguagem da arte contemporânea – projeções mapeadas, abrangendo as possibilidades de aplicação tanto no âmbito artístico como profissional.

Origem

O “Sextas na Laje” tem origem no projeto "Nós Amamos Laje", que já é desenvolvido no Território do Bem desde 2013, pelo Ponto de Cultura Varal/Ateliê de Ideias, com apoio do Instituto Oi Futuro, num sábado a cada três meses.

É mais um desdobramento das ações de cultura que já vêm sendo realizadas nessas comunidades e a possibilidade de trazer novos atores para esse modelo de ocupação de espaços públicos com programação cultural gratuita.

Serviço

Projeto Sextas na Laje - com Orquestra de Violão do Instituto Preservarte
Quando: 20 de maio, às 18 horas
Local: laje da Associação de Moradores de Consolação
Entrada gratuita

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)