Publicada em 30/08/2018, às 16h30 | Atualizada em 30/08/2018, às 18h13
Por Leo Vais, com edição de Melissa Künsch
Projeto Viagem pela Literatura recebe prêmio no Rio de Janeiro


O projeto Viagem pela Literatura, da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, foi um dos vencedores do Prêmio Ricardo Oiticica – O Melhor em Práticas Leitoras – edição 2018, promovido pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio (iiLer) e pela Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio.
Os vencedores foram anunciados no mês de julho. A atividade ganhou na categoria "Oralidade", voltada a projetos que valorizam a arte de contar histórias na promoção de leitura.
A cerimônia e entrega do prêmio aconteceu na última terça-feira (28), no Auditório do CTC, 11º andar do Prédio Cardeal Leme, PUC-Rio. Os prêmios foram entregues por Gilda Carvalho, vice-diretora do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio e da Cátedra Unesco de Leitura, além de personalidades ligadas a literatura e familiares de Ricardo Oiticica (grande poeta, escritor e incentivador da leitura e literatura).
Para a coordenadora da Biblioteca Municipal, Elizete Caser, o prêmio representa a importância para os 20 anos de trabalho. “O prêmio representa o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado a mais de duas décadas na promoção da leitura, pelo projeto Viagem pela Literatura da Biblioteca Municipal de Vitória”.
Viagem pela Literatura
O projeto Viagem pela Literatura tem como objetivo incentivar a prática da leitura por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias, proporcionando o acesso ao livro de forma lúdica e contribuindo para a construção de cidadãos.
Muitas das atividades do projeto Viagem pela Literatura estão sendo realizadas com o patrocínio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), conforme edital 002/2017 do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Concav).