Publicada em 14/11/2018, às 12h29 | Atualizada em 14/11/2018, às 13h03
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Rodas de conversa e atividades físicas marcam Dia Mundial do Diabetes


No Dia Mundial do Diabetes, nesta quarta-feira (14), as Unidades de Saúde de Resistência e Andorinhas prepararam diversas atividades para chamar a atenção dos seus pacientes.
Em Andorinhas, a educadora física Neuma dos Santos Moura preparou exercícios físicos para quem foi prestigiar a ação. Além disso, acadêmicos do curso de Nutrição da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) tiraram dúvidas e deram dicas sobre alimentos mais saudáveis e como observar rótulos de alimentos e sucos industrializados.
Em Resistência, a assistente social Zilma Ferreira da Conceição e os acadêmicos do curso de Odontologia da Ufes orientaram um grupo de pessoas com diabetes sobre a doença e como ela pode afetar a saúde bucal.
Dona Francisca Alvarenga de Souza, de 76 anos, participou da ação em Resistência e contou que descobriu que tinha diabetes aos 50 anos, quando o médico pediu uma bateria de exames. "Eu tomo todos os remédios e não sinto nada, levo uma vida normal".
Já João Alves Teixeira, de 69 anos, acha muito difícil controlar a doença. "Não é fácil ficar longe das comidas das quais você gosta, como doces e refrigerantes. Fazer a dieta que os médicos e enfermeiros pedem é difícil porque é muita coisa pra deixar de comer".
Data
O Dia Mundial do Diabetes é uma campanha global instituída pelas Nações Unidas em 2006. A data do evento é o aniversário do canadense Frederick Banting, descobridor - juntamente com Charles Best - da aplicação de insulina, em 1921.
Em todo o planeta, o número de pessoas com diabetes vem crescendo a cada ano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que em torno de 422 milhões de adultos estão com diabetes no mundo e que este número pode aumentar para 642 milhões até 2040.
Segundo os especialistas, isso vem acontecendo devido ao estilo de vida adotado por cada vez mais pessoas no mundo: uma vida sedentária e com alimentos industrializados, pouco saudáveis.
Este ano, o tema da campanha é "A Família", ressaltando como o núcleo familiar pode contribuir no cuidado e na prevenção da doença, uma vez que 90% das pessoas que desenvolvem a diabetes têm hábitos não saudáveis de vida.

