Publicada em 31/08/2018, às 13h49 | Atualizada em 31/08/2018, às 14h49
Por Milene Miguel, com edição de Melissa Künsch
Saúde oferta 18.500 atendimentos odontológicos por mês em Vitória


O estudo Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança, realizado pela Edelman Insights, mostra que 32% dos entrevistados afirmaram que a perda de dentes os impede de ter um estilo de vida saudável e ativo. A pesquisa mostra ainda que 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente e 41,5% das pessoas com mais de 60 anos já perderam todos.
Os números deixam claro a importância de cuidar bem da higiene bucal. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), tem uma grande oferta para quem deseja atendimento odontológico. Em todas as Unidades de Saúde (US), nos Centros Municipais Especialidades (CME), nos Prontos-Atendimentos (PA) e também no Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (CRIST) são ofertados em média cerca de 18.500 atendimentos odontológicos/mês, com a realização de mais de 35.000 procedimentos.
O último estudo epidemiológico realizado pelo Ministério da Saúde aponta Vitória como a 6ª cidade brasileira com menor índice de cárie. “Este perfil epidemiológico demonstra que na população de zero a 14 anos os problemas bucais têm baixa prevalência, confirmando o êxito das políticas públicas no controle da doença”, disse a secretária de saúde, Cátia Lisboa.
Premiação
O atendimento odontológico prestado na rede municipal mereceu destaque no Prêmio Brasil Sorridente. Em 2014, Vitória ganhou o primeiro lugar do prêmio concedido anualmente pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em parceria com o Ministério da Saúde a municípios brasileiros que se destacaram na implantação de políticas públicas de saúde bucal
Na questão ambiental, Vitória se destaca como a primeira cidade no Brasil a eliminar o uso de mercúrio nas restaurações dentárias realizadas na rede municipal pública de saúde. Esse fato ocasionou reconhecimento internacional por instituição ligada a ONU, pois o mercúrio é uma substância altamente tóxica, poluidora e nociva a saúde humana.
“Essa premiação é o resultado de um trabalho de compromisso com o atendimento à população e com a valorização da Odontologia e evidencia o investimento feito pela administração municipal na área da saúde bucal, provando que os serviços públicos podem e devem ter qualidade”, conclui a secretária.
Prontuário eletrônico
Em todos os serviços da rede municipal de saúde os cirurgiões-dentistas contam com prontuário e agenda eletrônica com acesso a exames radiográficos digitais. Isso permite melhores imagens, facilita o diagnóstico, além de não produzir resíduos químicos tóxicos, protegendo o meio ambiente.