Publicada em 06/07/2012, às 10h09 | Atualizada em 06/07/2012, às 12h01
Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Letícia Comério
Seminário sobre a obra de Pierre Verger acontece neste sábado no Museu do Negro


O Museu Capixaba do Negro (Mucane) recebe neste sábado (7), às 15 horas, um seminário sobre a obra do fotógrafo Pierre Verger, com Alex Baradel, Luis Nicolau Parés e a Filha de Santo Dona Cici.
Os três são especialistas na obra de Pierre Verger e cultura africana e afrobrasileira. A entrada é gratuita e o evento será limitado a 40 participantes, pela ordem de chegada.
O curador da exposição fotográfica "Nos Caminhos Afro", em cartaz no Mucane a partir deste sábado (7), o francês Alex Baradel, dará um depoimento com o objetivo de introduzir a importância da temática afro na obra fotográfica de Pierre Verger e a originalidade e modernidade desta obra na história da fotografia.
Luis Nicolau Parés, graduado pela Universidade de Barcelona, mestre pelo Instituto de Tecnologia de Nova Iorque e PhD pela Universidade de Londres, é professor de Antropologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista na área da história e antropologia das populações afrobrasileiras e da África ocidental e realizará uma palestra sobre as culturas afrobrasileiras e suas origens africanas.
A Filha de Santo Dona Cici, também colaboradora da Fundação Pierre Verger, chegou a trabalhar cinco anos com o fotógrafo até o falecimento dele, em 1996. Ela dará um depoimento pessoal sobre o francês e a importância do candomblé na Bahia.
Nos Caminhos Afro
Pierre Verger nasceu em Paris, em 1902, e foi um reconhecido fotógrafo internacional. Em 1946, desembarcou na Bahia, onde, encantado pela hospitalidade e riqueza cultural, acabou ficando.
Seu interesse pela religiosidade de origem africana lhe rendeu uma bolsa para estudar rituais na África, para onde partiu em 1948.
A exposição "Caminhos Afro" traz registros das viagens de Verger que ajudam também a contar a história do povo africano, de seus descendentes e a sua trajetória através das diásporas.
As 170 fotografias, vindas diretamente da França para Vitória, destacam o aspecto visual da obra de Verger dedicada às temáticas africanas e afroamericanas.
Além das fotos, o público vai poder assistir ao filme "Pierre Verger, Mensageiro Entre Dois Mundos" e ao vídeo "Olhares Nômades".
SERVIÇO
Seminário Pierre Verger
Quando: 7 de julho (sábado), às 15 horas.
Onde: Museu Capixaba do Negro. Avenida República, 121, Centro.
Mais informações: 3132-8372.
Entrada gratuita.