Publicada em 03/05/2010, às 14h30

Por Ludmila Pecine, com edição de Deyvison Longui

Tenda da Cidadania vai promover a inclusão social de pessoas em situação de rua


Carlos Antolini
População de rua
A proposta é que a tenda funcione como porta de entrada aos servidos da Prefeitura para pessoas em situação de rua

Promover o acolhimento e a inclusão social de pessoas em situação de rua. Esse é o objetivo da Tenda da Cidadania, que será lançada em Vitória nesta terça-feira (04), às 8 horas, embaixo da Ponte Seca, na Vila Rubim. Montada nas regiões de maior concentração de pessoas em situação de rua, a tenda é itinerante e circulará, inicialmente, duas vezes por semana.

Orientação social, encaminhamento para a unidade de saúde e à rede de assistência social, como abrigos e projetos de geração de renda, serão alguns dos serviços oferecidos. A proposta é que a tenda funcione como porta de entrada para pessoas em situação de rua que resistem ao atendimento nos espaços de abrigamento da cidade.

“A novidade desse projeto é a presença de outros profissionais, como da saúde e cidadania, na abordagem de pessoas em situação de rua. Além disso, a tenda traz como proposta a pactuação com esse público de regras que devem ser respeitadas. Viver nas ruas implica respeitar normas, como não cozinhar e juntar lixo nas calçadas e praças, e as pessoas em situação de rua vão discutir essas regras”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Ana Maria Petronetto Serpa.

Cidadania

Kadidja Fernandes
corte de cabelo
Na tenda, serão oferecidos serviços como corte de cabelo e barba e viabilização de passagem para a cidade de origem

No projeto, serão desenvolvidas oficinas sobre redução de danos para usuários drogas, doenças sexualmente transmissíveis e de pactuação de regras de convivência com a cidade.

Os usuários da tenda serão orientados a não utilizar os espaços públicos para higienização pessoal, não acumular lixo nas ruas e procurar os abrigos e o Restaurante Popular para realizar as refeições.

Além disso, serão oferecidos os seguintes serviços:oficina de embelezamento, com corte de cabelo e barba; viabilização de passagem para a cidade de origem; encaminhamento para requisição de documento; e elaboração de cartas aos familiares. Nos locais onde a tenda for montada, os moradores e comerciantes da região receberão fôlderes informativos sobre a origem da população de rua, quem é e como vive.

Desenvolvida pelas secretarias municipais de Assistência Social (Semas), de Saúde (Semus) e de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), a tenda contará com uma equipe multidisciplinar, com profissionais das três áreas envolvidas.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)