Publicada em 20/11/2010, às 17h38

Por Regina Freitas, com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Bruno Almeida

Tugão: jogo de computador ensina lições ambientais às crianças na Feira do Verde


Uma tartaruga diferente chama a atenção das crianças na 21ª Feira do Verde. Ela faz coleta seletiva do lixo, plantio de árvores e combate os vilões que poluem e desmatam o mundo paralelo no jogo de computador. Tugão - Jornada do Sonho é um game desenvolvido por estudantes para que crianças e adultos aprendam lições ambientais com interatividade.

O jogo se passa em um universo paralelo onde existem cinco mundos: floresta, água, cidade, reciclável e armagedon. Em cada mundo, Tugão terá o objetivo de coletar os lixos e derrotar a causa do problema ambiental de cada mundo.

Videogame

Magnum Candido, estudante de publicidade, foi quem criou Tugão, mas a ideia e o jogo foram desenvolvidos com ajuda de programadores e designers. "O nosso objetivo com o estande é que uma grande empresa adote o projeto e disponibilize o jogo nas escolas e na internet, gratuitamente, pra quem gosta de videogame", diz orgulhosamente o criador do jogo, que está surpreso com o sucesso do estande.

O educador Bruno Silva, de 25 anos, trouxe os alunos na Feira do Verde e admite que é difícil visitar outros estandes, pois as crianças querem mesmo é interagir com Tugão. "É fundamental as crianças serem educadas sobre os problemas do nosso planeta", disse o professor, que só autorizou a visita dos alunos que se comportaram bem durante a semana.

Um dos que se comportaram bem foi Fernando Dionísio, de 10 anos, que é aluno da Emef Octacílio Lomba. "Eu gostei do poder especial da tartaruga. Queria um jogo desses pra mim", conta. Difícil tem sido para Juliani Pavan, que organiza a ordem de quem vai jogar nos dois computadores. "É difícil controlar o ímpeto deles. Muitos não querem entregar o controle", relata a designer que também participou do processo de criação.

O estande da tartaruga Tugão, assim como toda a Feira do Verde, está localizado na praça do Papa e ficará aberto até domingo (21), às 18h.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)