Publicada em 26/11/2011, às 19h39
Por Regina Freitas, com edição de Deyvison Longui
Unidades de conservação passam a ter Conselho Consultivo Intermunicipal
Tomaram posse, nesta sexta-feira (25), os representantes titulares e suplentes do Conselho Consultivo do Mosaico de Áreas Protegidas do Manguezal da Baía de Vitória. O evento ocorreu dentro da programação da 22ª Feira do Verde, que vai até este domingo, na praça do Papa.
O Mosaico é constituído pela Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão, em Vitória; parques municipais Dom Luiz Gonzaga e Rio Itanguá e Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Manguezal, em Cariacica; e Parque da Mantegueira e Monumento Natural Morro do Penedo, em Vila Velha.
Membros
O Conselho, composto por 23 representantes titulares e 23 suplentes, foi constituído pelos gestores ou responsáveis pelas áreas protegidas; representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Batalhão de Polícia Militar Ambiental; Ministério da Pesca e Aquicultura; Capitania dos Portos; instituição de ensino e pesquisa; Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral Centro-Norte; e usuários dos recursos do manguezal. Também partcipam ongs que tenham por objetivo a preservação do ecossistema, desenvolvimento de pesquisas na área da Mata Atlântica e no desenvolvimento sustentável; Iniciativa privada com interesse na região.
Cabe ao Conselho ações como educação ambiental e a aprovação da inclusão de novas áreas protegidas. Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Sueli Tonini, os conselheiros têm uma grande responsabilidade em buscar proteger essa área. Ela lembrou da ambientalista Elizeth Siqueira, que muito desejou esse Conselho. O presidente do Insituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladin Fernando Siqueira, afirmou que, para o Estado, é importante ver os entes municipais trabalhando em conjunto.