Publicada em 04/06/2014, às 17h36
Por Angela Angius, com edição de Matheus Thebaldi
Unidades de saúde implantam programa para estimular pessoas a perder peso

Levantamento mais recente realizado pelo Ministério da Saúde revela que 50,8% dos brasileiros estão com excesso de peso. A pesquisa mostra ainda que 49% da população de Vitória está acima do peso e, deste percentual, 16% dos munícipes são obesos. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está disponibilizando nas unidades de saúde de Jardim da Penha e Bairro República o projeto "Peso - programa de estilo de vida saudável na obesidade".
O projeto é destinado a pessoas interessadas em perder peso e atende moradores que chegam às unidades por iniciativa própria, encaminhados por médicos ou mesmo por orientação dos agentes de saúde que realizam visitas domiciliares. Essas pessoas devem apresentar aumento do peso corporal superior a 20% do seu peso normal, ou seja, quando o índice de massa corporal (IMC) está acima de 30kg/m2 do que é considerado normal.
São 10 reuniões, uma a cada semana, acompanhadas por profissionais como médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. No primeiro encontro, há medição de peso, altura e pressão, além do acompanhamento médico com exame de sangue. O intuito é estimular a prática de atividades físicas, adequação da alimentação e avaliação do comportamento.
Hábitos
"Com isso, em nossos encontros, vamos promovendo a mudança de hábitos e consequente redução de peso, com melhorias visíveis na saúde e qualidade de vida de nossos pacientes", explica a técnica esportiva do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) Lara Venturim.
Programação
US Bairro República: todas as segundas-feiras, das 8 às 9 horas;
US Jardim da Penha: todas as quartas-feiras, das 7h30 às 8h30.