Publicada em 18/12/2018, às 15h48 | Atualizada em 18/12/2018, às 16h58
Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi
US de Conquista/Nova Palestina organiza processo de trabalho através de painéis

A ideia foi simples, mas já traz resultados com apenas dois dias de execução. É que nesta segunda-feira (17) a Unidade de Saúde (US) de Conquista/Nova Palestina passou a organizar seu processo de trabalho através de painéis.
São dois banners que passaram a dar um novo visual ao local e que têm o objetivo de dar transparência aos serviços prestados. Além disso, permitem que os profissionais conheçam as demandas que surgem da população do território.
A iniciativa foi do diretor da US, o enfermeiro Rodrigo Buback. Ele explicou que a ideia dos banners surgiu de uma necessidade de gerir com mais precisão o local. "Gerir um equipamento de saúde requer conhecimento do mesmo, requer saber quais as demandas são atendidas e quais as necessidades de saúde da população. Além disso, é nosso dever dar transparência do serviço prestado à população", disse.
Buback reuniu a equipe para identificar quais dados eram importantes para ter maiores controle e atenção dos profissionais, sendo criado o "Painel de Controle". Simultaneamente, a partir de discussões com o conselho local de saúde, foram definidos dados importantes para comunicar à população e foi criado o "Painel de Indicadores".
Indicadores

Um dos banners foi afixado logo na recepção. Nele, os pacientes podem acompanhar dados dos últimos três meses sobre o quantitativo de atendimentos dos médicos, enfermeiros e dentistas e as receitas dispensadas pela farmácia. Além disso, aponta também o número de pessoas que marcam e não comparecem às consultas.
"O controle social precisa saber o tipo e a qualidade do serviço prestado à população, que fica atenta a como esse serviço está sendo utilizado. Com isso teremos um termômetro importante para avaliação de nossos trabalhos. Percebo que as pessoas se sentem satisfeitas de poder acompanhar mais de perto o conjunto de serviços", disse o diretor.
Controle
O "Painel de Controle" foi afixado na sala de reunião semanal das equipes, para que possa ser atualizado, semanalmente, e avaliado para tomada de decisões das quatro equipes que atuam na US. Os dados disponibilizados são: número de gestantes, de testes rápidos de sífilis, de nascidos vivos, entre outros.
"A partir do monitoramento, esperamos dar uma resposta mais adequada ao munícipe, organizando gastos públicos do SUS a partir de indicadores de saúde", finalizou Buback.
Matéria relacionada
Notas de avaliação e número de faltosos ficarão visíveis nas unidades de saúde