Publicada em 08/03/2022, às 13h30 | Atualizada em 10/03/2022, às 14h22
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Luis Oliveira
Varal fotográfico: projeto do Cmei Denizart Santos em exposição na sede da Seme
Desenvolver habilidades de arte e comunicação por meio de origamis e ainda promover interação e afetividade entre as turmas do grupo 6. Esse é o objetivo do tradicional projeto "Varal fotográfico, origami", do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Denizart Santos, na Ilha do Príncipe.
A arte secular japonesa consiste em fazer dobraduras de papel em formas geométricas, que podem representar animais, objetos e formas diversas, e sempre encanta os pequenos que participam do projeto, com orientação das professoras Sara Lima e Sheila de Paula.
O belo resultado do que foi feito e desenvolvido em sala de aula com as crianças, está exposto no saguão da sede da Secretaria Municipal de Educação (Seme), no bairro Itararé, e pode ser prestigiado por servidores e visitantes.
Origami na escola
Tudo começa na sala de aula, com muita brincadeira e aprendizado de forma lúdica. As pequenas mãos das crianças experimentam, brincam e criam as mais variadas formas e possibilidades através das dobraduras com papel, sempre interagindo com os colegas sobre as descobertas. Em 2021, a inspiração para os trabalhos partiu da obra "Bichos", da artista e escultora brasileira Lygia Clark.
"A intenção é que a criança seja protagonista da sua arte. Foi um trabalho muito rico para as crianças e também para todos os envolvidos no projeto, com muita ludicidade, brincadeiras e aprendizado", contou a professora de Arte Sheila de Paula.
Momentos
Para eternizar os momentos vividos pelos pequenos, a equipe montou um pequeno estúdio de fotografia em uma sala do Cmei. Com direito a figurino e cenário, as crianças foram fotografadas com os origamis que produziram.
"A essência da proposta era fazer o papel se transformar em arte e trazer essa ludicidade para a realidade das crianças com a montagem de cenário, figurino e por fim o registro fotográfico dessa interação com o objeto criativo o origami", completou a professora.
Também estiveram envolvidas no projeto a pedagoga Elzimar Chaves, as professoras Alzinéia Firmino e Elizabeth Rampinelli e, como apoio, Swelem Manola, Jéssica Alves, Lilian Costa e a diretora Marlucia Reverte.