Publicada em 10/08/2010, às 14h10
Por Vitor Lopes, com edição de Deyvison Longui
Viagem pela Literatura: A Cigarra e a Formiga em cartaz nesta quinta na Fafi

Maior projeto de difusão de acesso a livros do Espírito Santo, o Viagem pela Literatura continua com as atividades de sua 16ª edição nesta quinta-feira (12). A peça "A Cigarra e a Formiga", clássico de Jean La Fontaine, será encenada às 9h30 e às 15h no Auditório da Fafi, no Centro. A entrada é franca.
"A Cigarra e a Formiga" conta a história da formiga, que só pensava em trabalhar, e, da Cigarra, que passava o dia inteiro cantarolando. A peça, além de abordar o tema central do autor francês, conscientiza de forma bastante divertida sobre a importância da conservação do meio ambiente e da amizade. A montagem é assinada por Rodrigo Campaneli.
Criado em 1994, o Viagem pela Literatura, projeto da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio da Biblioteca Adelpho Poli Monjardim, visa contribuir para a inclusão social e a formação de cidadãos mais críticos e participativos. O objetivo das ações desenvolvidas é o incentivo à prática da leitura, junto ao público infantil, juvenil e adulto, buscando ampliar horizontes através de viagens ao mundo da imaginação.
Para isso, até o final do ano estão agendadas apresentações de peças teatrais baseadas na literatura infantil e juvenil; contação de histórias; círculos de leitura em homenagem a autores e ainda as oficinas de arte. Depois de ouvirem as histórias, crianças e adolescentes, usando fantoches e dobraduras de papel, criam personagens e montam suas próprias narrações, atitude que ajuda a despertar a criatividade e a imaginação.
O Viagem pela Literatura acontece não apenas na Biblioteca Municipal, mas também em escolas, centros comunitários, unidades do Projeto Caminhando Juntos (Cajun) e praças. O projeto já contou com um público de mais de 80 mil pessoas em suas atividades. Até o final do ano, estão programadas mais de 35 atividades.