Publicada em 29/10/2014, às 09h52

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi

Viagem pela Literatura: música e poesia com a Confraria dos Bardos


Pollyana Santos
Confraria dos Bardos
Confradia dos Bardos usa música e dança para declamar poesias

Poesia aos montes, além de pitadas de música, dança e teatro. Esses são os elementos do espetáculo "Sarau Poético", da Confraria dos Bardos, que acontece nesta quarta-feira (29), a partir das 19h30, dentro da programação do projeto Viagem pela Literatura na Semana do Livro e da Biblioteca, no Teatro do Ifes, em Jucutuquara.

O espetáculo reúne textos de poetas como Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, além dos capixabas Marcos Tavares, Paulo Roberto Sodré e Caê Guimarães. "Nosso sarau já tem um repertório fechado e, com o tempo, vamos acrescentando poesias diferentes. Para cada poema, acrescentamos música (guitarra e violoncelo: melodias próprias)", explicou Yan Siqueira, um dos fundadores do grupo.

As poesias do espetáculo são escolhidas pelos próprios declamadores, o que torna o sarau dinâmico e com uma temática mais diversificada. "Depois, discutimos a ordem e vemos qual se encaixa e em que momento, qual a ideia que queremos passar. Como trabalhamos principalmente com poesia, consideramos fundamental que quem declame goste do poema, que o interprete e o analise antes de declamar, por isso, nosso sarau acaba sendo montado em cima dos nossos gostos pessoais e coletivos", afirmou Yan.

Incentivo

Um dos principais objetivos dos "bardos" é divulgar e incentivar o hábito e o prazer da leitura, ponto em comum com o projeto Viagem pela Literatura, através da mistura de várias linguagens. "Incentivar a leitura, de qualquer gênero, sem preconceitos, sempre foi um dos ideias do grupo. Se declamamos textos e pintamos os rostos, isso se dá como forma de despertar estético. Alguns são tocados pelo som, outros, pela imagem, outros, só pela palavra. O que tentamos é uma combinação de 'tudo junto numa coisa só'".

"O Viagem pela Literatura também é um pouco disso, pois abarca diversas formas de evento com o texto literário: desde encontro de escritores até contações de histórias. E, com a gente, a declamação de poesias. Ler é importante em qualquer lugar, em qualquer idade. Acho que nosso trabalho com a palavra sugira apenas outra forma de trabalhar com a leitura, uma de suas possibilidades, como pretende o projeto", finalizou.

Aniversário

O projeto Viagem pela Literatura estimula a leitura entre crianças e jovens desde 1994. Ao longo de 20 anos, mais de 100 mil pessoas já participaram das seguintes ações: Viver o Livro ao Vivo e em Cores (peças teatrais baseadas em textos da literatura); contação de histórias; Encontro com o Escritor; Círculo de Leitura (homenagem a escritores); Caixa-Estante (biblioteca móvel); curso de contadores de histórias; oficinas de artes e poesia; e Sarau Poético (divulga a literatura por meio da música, com declamação de poemas).

Serviço

Sarau Poético com a Confraria dos Bardos

Quando: quarta-feira (29), às 19h30

Local: Teatro do Ifes - avenida Vitória, 1729, Jucutuquara

Aberto ao público

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)