Publicada em 06/12/2013, às 09h53
Por Bartolomeu de Freitas, com edição de Deyvison Longui
Viagem pela Literatura prepara programação diversificada para encerrar 2013

O Projeto Viagem pela Literatura, uma ação da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) por meio da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, fará nesta terça-feira (10), entre 14 e 16h30, no Theatro Carlos Gomes, o encerramento das atividades deste ano.
O evento será recheado de apresentações teatrais, musicais, de contação de histórias, exposições e declamações poéticas. A entrada é gratuita.
“Ao longo dos seus 19 anos, este projeto vem oferecendo uma verdadeira viagem pela literatura por meio de peças teatrais, da contação de histórias, das oficinas, dos encontros com escritores e das caixas estantes. O projeto acontece nas praças, nos parques, nas escolas, nos Cajuns, nos Cras e na biblioteca", destaca a a coordenadora da Biblioteca Municipal, bibliotecária Angela Maria Battestin.
"Assim, o projeto Viagem pela Literatura vem cumprindo sua missão de garantir a igualdade de oportunidades de acesso à leitura e ao livros a todos os capixabas”, complementa.
Segundo a coordenadora do projeto Viagem pela Literatura, bibliotecária Elizete Caser Rocha, neste tradicional encontro são apresentados os resultados do projeto e reforçadas as relações de integração entre comunidade, biblioteca e escolas.
"Acreditamos que com o trabalho que vem sendo realizado é possível aumentar o número de leitores, ajudando-os a descobrir o prazer de ler", afirmou.
Números
Este ano, o Projeto Viagem pela Literatura registrou um público de 9.017 participantes em 80 apresentações teatrais e de contação de histórias, oficinas de arte e para contadores de histórias, encontro com escritores, círculos de leitura, sarau poético, leitura no parque, lançamentos de livros, palestras e lançamento de vídeo em espaços diversos do município. Participaram 68 instituições educacionais público em geral em 21 bairros de Vitória.
19 anos de Viagem
O projeto Viagem pela Literatura teve início no ano de 1994, com atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias, utilizando diferentes linguagens, com o objetivo de incentivar a prática da leitura e contribuir para a cidadania, tendo como alvo principal as crianças, atendendo também adolescentes, jovens e adultos.

É realizado anualmente, com atividades semanais, em dias e horários diversificados, utilizando espaços alternativos, tais como escolas, parques, praças, Cajuns, Cras, Centro-Pop, associações de moradores, igrejas, quadras de esportes, teatros, auditórios, Mucane, Escola de Teatro, Dança e Música Fafi, onde funciona a biblioteca municipal, tendo como público-alvo, crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Reconhecido por sua importância, o Projeto Viagem pela Literatura recebeu, no ano de 2007, o Selo do Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura. Em 2012, conquistou o 1º lugar no Prêmio Vitória Inovando, na categoria Gestão Participativa e Inclusão Social da Prefeitura de Vitória.
Também foi destaque no Mapa de Ações do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) do Ministério da Educação e Cultura para apresentação em pôsteres digitais, no II Fórum do Plano Nacional do Livro e Leitura e I Seminário de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, em São Paulo, no ano de 2008.
Possui como uma de suas atividades as caixas-estantes (minibibliotecas) que circulam em espaços que não possuem bibliotecas, para leitura e empréstimo de livros e revistas em quadrinhos (gibis), em sistema de rodízio. Oriundo dos cursos e oficinas proporcionados pelo projeto, foi criado em 2009 o Grupo de Contadores de Histórias "Chão de Letras", que hoje apresenta-se em diversos espaços.
Programação
A partir das 14 horas, abertura com Exposição Fotográfica Virtual das atividades do Projeto Viagem pela Literatura no ano de 2013. Apresentação de resultados e depoimentos de representantes de comunidades e escolas que participaram do projeto este ano.
Exposição de trabalhos referentes a atividade Viver o Livro ao Vivo e em Cores: peça teatral Aladim, apresentada por alunos da Emef “Eber Louzada Zipinotti” do bairro Jardim da Penha, sob a coordenação da professora Nádia Peres;
Musical: A bela adormecida, baseado no clássico da literatura infantil, apresentado pelas crianças do Brincarte do bairro Resistência, sob a coordenação do professor Daniel Coura Belo e da pedagoga Maria de Lourdes Borloti.
Apresentação de poesias da escritora Cecília Meirelles “As meninas” e leilão de jardim, do livro Ou isto ou aquilo, ao som de rap, por crianças do Cmei Cecília Meirelles, sob a coordenação da professora Fátima Luppi e da pedagoga Mônica Mascarenhas – bairro Monte Belo.
Musical: Chapeuzinho no mundo sustentável, adaptação do clássico da literatura infantil O chapeuzinho vermelho, apresentado por crianças do Cmei Odila Simões, sob a coordenação da professora Amanda Camata e pedagoga Sulamar Loreto - bairro do Quadro.
Musical: Dança dos bichos, baseada em histórias dos livros Animais noturnos: nas pontas dos dedos de Judy Nayer; Festa no céu; O rugido do rei leão, Zé grandão, o urso curioso, Fifi a foca distraída de Gerusa Rodrigues Pinto, pelas crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento e Orientação à Criança e ao Adolescente do bairro Maria Ortiz (Caoca) com a coordenação da pedagoga Roseni da Silva.
Contação da história “Menina bonita do laço de fita” da escritora Ana Maria Machado por Marina Verônica Grasseli, resultante do curso de contador de histórias, realizado pelo projeto;
Musical: Cantorias populares: Gabiroba, congo de Goiabeiras, apresentado por crianças do Cmei Jacintha Ferreira Simões, sob a coordenação da professora Andréa Cristina Ferreira, Solange Jacobson e pedagoga Maria Aparecida R. da Costa Santos - bairro Goiabeiras.
Dramatização da história “O julgamento do lobo mau”, baseada no livro “Inventário do lobo mau”, de Fátima Miguez, pelas crianças do Serviço de Engajamento Comunitário (Secri) São Benedito, sob a coordenação da educadora Marly Rodrigues.
Apresentação do Grupo de Contadores de Histórias “Chão de Letras”, oriundo dos cursos e oficinas realizados pelo Projeto Viagem pela Literatura;
Apresentação da peça teatral O chapeuzinho vermelho com o Grupo de Teatro Campaneli e encerramento.
ServiçoEncerramento das atividades de 2013 do Projeto Viagem pela Literatura
Onde: Theatro Carlos Gomes
Quando: Nesta terça-feira (10), das 14h às 16h30.
Entrada gratuita