Publicada em 22/08/2023, às 16h40 | Atualizada em 22/08/2023, às 16h43
Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Vitória ganha sistema de gestão da qualidade da Vigilância Sanitária

A cidade de Vitória foi escolhida entre as 10 capitais do Brasil para iniciar a implantação do Sistema de Gestão de Qualidade no âmbito da Vigilância Sanitária. Nesta terça-feira (22), a Secretaria de Saúde da capital (Semus) realizou o encerramento do segundo ciclo de autoimplantação do sistema.
O evento, realizado na Escola Técnica do SUS (Etsus), contou com a presença da secretária de Saúde, Magda Lamborghini; da subsecretária de Atenção à Saúde, Fabrícia Forza; da gerente de Vigilância em Saúde, Geane Saobral; do gerente da Vigilância Sanitária, Alexandre Lorencete; do coordenador do Projeto IntegraVisa (HAOC), Bruno Zanetta e da representante da Anvisa, Cecília Barbosa, entre demais autoridades locais.
"É com muita satisfação que estou aqui, pois isso simboliza todo nosso processo de requalificação do sistema de saúde. Sabemos que o conhecimento faz toda diferença para que a gente faça política pública que venha de encontro com as necessidades da nossa população. Nosso objetivo é a qualificação dos serviços e do corpo técnico visando a qualidade e excelência dos serviços prestados à população, a fim de entregar resultados e produtos pautados na qualidade, com o intuito da nossa missão de promoção, prevenção e proteção da saúde da população em geral", disse a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.
O processo iniciou com a adesão da Vigilância Sanitária de Vitória ao Projeto "Qualificação da Gestão das Ações Estratégicas de Vigilância Sanitária no SNVS - IntegraVisa II", uma parceria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), objetivando contribuir para a qualificação das ações de vigilância sanitária no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

"Estamos há 16 anos esperando essas coisas acontecerem...a emoção está até na epiderme. Esse projeto vem com a proposta de certificar as vigilâncias sanitárias dos estados e capitais. Vitória foi selecionada entre as 10 capitais do Brasil para participar. A Anvisa e o HAOC estiveram aqui e capacitaram os nossos técnicos para que agora, com a equipe preparada, a gente possa solicitar a certificação ISO 9001/2015. Isso significa o fomento de desenvolvimento econômico da cidade. Porque o empreendedor se sente mais seguro quando temos uma Vigilâncias Sanitária certificada. Isso é uma mudança de paradigma muito grande. O empreendedor passa a ser um cliente da Vigilância Sanitária. Agora, a Visa passa a ser promotora do ambiente de negócios e isso é fundamental", destacou a gerente da Vigilância em Saúde, Geane Sobral.
Para viabilizar o projeto, foi criado um Grupo de Gestão da Qualidade que, em julho de 2022, iniciou o Curso Preparatório para Implantação de Sistema de Gestão da Qualidade no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (2º Ciclo) e passou a receber tutoria em sistema de gestão da qualidade pelos especialistas em Gestão da Qualidade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).
Ao longo desse tempo, foram elaborados e revisados coletivamente documentos e ações da Qualidade da Visa Vitória, tais como a criação da identidade estratégica, com definição da Missão, Visão e Valores, Cadeia de Valor, Fluxogramas do processo de Licenciamento Sanitário, Política e Objetivos da Qualidade, Matriz de Riscos, dentre outros.
"A Vigilância Sanitária de Vitória encerra com esse evento a primeira etapa de uma caminhada. A partir de agora, seguiremos no processo de implementação do sistema de gestão da qualidade dentro do serviço, buscando cumprir a meta de certificação ISO 9001/2015 no processo de licenciamento sanitário até dezembro de 2025, para atendimento da meta prevista no plano municipal de saúde", falou o gerente da Vigilância Sanitária, Alexandre Lorencete.