Publicada em 22/08/2023, às 16h40 | Atualizada em 22/08/2023, às 16h43

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Vitória ganha sistema de gestão da qualidade da Vigilância Sanitária


Jucilene Borges
Secretária de Saúde participa do encerramento do ciclo de implantação do sistema de gestão
Secretária de Saúde participa do encerramento do ciclo de implantação do sistema de gestão.

A cidade de Vitória foi escolhida entre as 10 capitais do Brasil para iniciar a implantação do Sistema de Gestão de Qualidade no âmbito da Vigilância Sanitária. Nesta terça-feira (22), a Secretaria de Saúde da capital (Semus) realizou o encerramento do segundo ciclo de autoimplantação do sistema.

O evento, realizado na Escola Técnica do SUS (Etsus), contou com a presença da secretária de Saúde, Magda Lamborghini; da subsecretária de Atenção à Saúde, Fabrícia Forza; da gerente de Vigilância em Saúde, Geane Saobral; do gerente da Vigilância Sanitária, Alexandre Lorencete; do coordenador do Projeto IntegraVisa (HAOC), Bruno Zanetta e da representante da Anvisa, Cecília Barbosa, entre demais autoridades locais.

"É com muita satisfação que estou aqui, pois isso simboliza todo nosso processo de requalificação do sistema de saúde. Sabemos que o conhecimento faz toda diferença para que a gente faça política pública que venha de encontro com as necessidades da nossa população. Nosso objetivo é a qualificação dos serviços e do corpo técnico visando a qualidade e excelência dos serviços prestados à população, a fim de entregar resultados e produtos pautados na qualidade, com o intuito da nossa missão de promoção, prevenção e proteção da saúde da população em geral", disse a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

O processo iniciou com a adesão da Vigilância Sanitária de Vitória ao Projeto "Qualificação da Gestão das Ações Estratégicas de Vigilância Sanitária no SNVS - IntegraVisa II", uma parceria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), objetivando contribuir para a qualificação das ações de vigilância sanitária no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

Jucilene Borges
Vitória conclui implantação do sistema de gestão da qualidade da Vigilância Sanitária
Vitória conclui implantação do sistema de gestão da qualidade da Vigilância Sanitária.

"Estamos há 16 anos esperando essas coisas acontecerem...a emoção está até na epiderme. Esse projeto vem com a proposta de certificar as vigilâncias sanitárias dos estados e capitais. Vitória foi selecionada entre as 10 capitais do Brasil para participar. A Anvisa e o HAOC estiveram aqui e capacitaram os nossos técnicos para que agora, com a equipe preparada, a gente possa solicitar a certificação ISO 9001/2015. Isso significa o fomento de desenvolvimento econômico da cidade. Porque o empreendedor se sente mais seguro quando temos uma Vigilâncias Sanitária certificada. Isso é uma mudança de paradigma muito grande. O empreendedor passa a ser um cliente da Vigilância Sanitária. Agora, a Visa passa a ser promotora do ambiente de negócios e isso é fundamental", destacou a gerente da Vigilância em Saúde, Geane Sobral.

Para viabilizar o projeto, foi criado um Grupo de Gestão da Qualidade que, em julho de 2022, iniciou o Curso Preparatório para Implantação de Sistema de Gestão da Qualidade no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (2º Ciclo) e passou a receber tutoria em sistema de gestão da qualidade pelos especialistas em Gestão da Qualidade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).

Ao longo desse tempo, foram elaborados e revisados coletivamente documentos e ações da Qualidade da Visa Vitória, tais como a criação da identidade estratégica, com definição da Missão, Visão e Valores, Cadeia de Valor, Fluxogramas do processo de Licenciamento Sanitário, Política e Objetivos da Qualidade, Matriz de Riscos, dentre outros.

"A Vigilância Sanitária de Vitória encerra com esse evento a primeira etapa de uma caminhada. A partir de agora, seguiremos no processo de implementação do sistema de gestão da qualidade dentro do serviço, buscando cumprir a meta de certificação ISO 9001/2015 no processo de licenciamento sanitário até dezembro de 2025, para atendimento da meta prevista no plano municipal de saúde", falou o gerente da Vigilância Sanitária, Alexandre Lorencete.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)