Publicada em 24/03/2009, às 18h35 | Atualizada em 25/03/2009, às 14h11
Por Luana Amorim, com edição de Deyvison Longui
Vitória intensifica combate à dengue com novo inseticida em fumacê

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) lançou mão de mais uma arma para combater a dengue na Capital. Foi colocado em circulação um carro fumacê mais eficiente no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Reblin, o fumacê utiliza o inseticida diluído em óleo vegetal e testes comprovaram sua eficiência sem comprometer a saúde da população.
"O inseticida consegue atingir o mosquito adulto e tem maior eficácia no combate a dengue, pois mata o mosquito transmissor", destacou.
O secretário lembra que, quando o carro passar pela rua, é importante que os moradores abram as janelas e, se possível, as portas da residência para que o produto entre nos imóveis e a ação seja mais eficiente. "É importante que a população auxilie. Os técnicos que manuseiam diretamente o produto foram treinados", destacou Reblin.
Inseticida é um tipo de pesticida usado na agricultura, na indústria e nas casas para exterminar insetos, destruindo ovos e larvas, principalmente. Ao longo do tempo, diversos tipos de materiais de origem natural já foram usados contra os insetos. O desenvolvimento de novos inseticidas foi alavancado pela necessidade de criar produtos cada vez menos tóxicos e mais eficientes.
O fumacê vai passar nos bairros com maior concentração de casos. Confira aqui o roteiro: