Publicada em 22/08/2011, às 16h07
Por Brunella França, com edição de Deyvison Longui
Vitória representa o Espírito Santo em encontro nacional de cultura

Vitória vai representar o Espírito Santo no 11º Encontro das Nações - Brasil de Todos os Tons, que acontece, entre esta quarta-feira (24) e sábado (27), na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. A promoção é da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).
O evento deve reunir 23 grupos de nove Estados brasileiros e um de Portugal, no Largo da Alfândega, mostrando a diversidade cultural de etnias formadoras da identidade do povo brasileiro. O convidado da noite de abertura é o Boi Bumbá Garantido, campeão do Festival Folclórico de Parintins em 2011.
Representando a dança, a música, o folclore, a gastronomia e o artesanato do Espírito Santo, viajam nesta terça-feira (23), ao meio-dia, a banda de congo Amores da Lua, três paneleiras de quintal (produzem fora do galpão) e a receita da moqueca capixaba.
A viagem desses símbolos da Cultura de Vitória está sendo viabilizada pela Prefeitura, via Secretaria Municipal de Cultura, por meio de um convênio com a Associação de Folclore de Vitória.
“Essa é uma oportunidade muito importante para troca de experiências com outras culturas populares de lugares diferentes do nosso país. Nossos agentes culturais poderão ver, em Florianópolis, um panorama da riqueza cultural material e imaterial brasileira. A cultura capixaba está muito bem representada”, destaca o secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro.
Para a coordenadora da Ação Circuito Cultural e palestrante convidada do evento, Lena Cogo, essa viagem proporciona um enriquecimento cultural para cada membro da comitiva capixaba.

Além das apresentações, haverá uma mostra audiovisual com o DVD São Benedito que veio de Lisboa com sua bandeira e sua coroa, um vídeo institucional do projeto Visitar mostrando a arquitetura de Vitória e um documentário da Comissão Espírito-Santense de Folclore sobre as paneleiras.
“É uma oportunidade de disseminar a identidade local. Além das apresentações, vamos levar os CDs da Banda de Congo Amores da Lua, o material audiovisual. E esses produtos culturais só existem a partir da política cultural da Prefeitura, que nos proporciona os meios para isso”, salienta Lena.
Programação
Durante quatro dias, além das apresentações de música, dança, folclore e mostra de artesanato, o 11º Encontro das Nações – Brasil de Todos os Tons contará com palestras, oficinas culturais, desfilee lançamento de livros. Terá ainda um amplo pavilhão de gastronomia servindo pratos da culinária regional. Confira a programação do evento.