Publicada em 23/11/2012, às 08h00 | Atualizada em 27/11/2012, às 13h23

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi

Jogo de tabuleiro gigante ensina conceitos da Carta da Terra na Feira do Verde


André Luiz Silva Sobral
Carta da Terra
O tabuleiro do jogo "Carta da Terra" representa a vasta biodiversidade do planeta e a diversidade cultural

Imagine brincar em um jogo de tabuleiro de 144 metros quadrados. Isso é possível no jogo "Carta da Terra", que está montado no estande da Prefeitura de Vitória na 23ª Feira do Verde, que começou nesta segunda-feira (26) e vai até o dia 2 de dezembro (domingo), na Praça do Papa.

A brincadeira foi concebida por Patricia Abuhab e Guilherme Blauth, do Instituto Harmonia na Terra, e por Cláudio Casaccia e Gisela Sartori, da Coopera Brasil. A arte é do ilustrador Samuel Casal.

A presidente da 23ª Feira do Verde e gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Priscila Merçon, conheceu o jogo em um encontro nacional. "Este jogo ensina de forma lúdica os conceitos principais da Carta da Terra, que foi construída há 12 anos com o objetivo de apresentar princípios éticos para o Século 21, ressaltando ações sustentáveis e sociedades mais pacíficas e justas".

Planeta Terra

"Carta da Terra" traz o conceito de cooperação como estratégia de educação para a sustentabilidade. Ao brincar, o participante, que pode ser da criança ao idoso, é estimulado a trocar e compartilhar seus conhecimentos, a fazer uma reflexão das ações ambientais e promove também uma visão geral da sociedade e do planeta Terra.

Segundo os criadores do Jogo da Terra, o conteúdo é inspirado nos quatro princípios da Carta da Terra: respeitar e cuidar da comunidade de vida, integridade ecológica, justiça social e econômica e democracia, não violência e paz.

O tabuleiro representa a vasta biodiversidade do planeta e a diversidade cultural. Nesse jogo, todos ganham ou todos perdem o jogo, que destaca diversos conceitos ecológicos, assim como o fluxo constante de energia que move os participantes, a cooperação e os ciclos.

Treinamento

Priscila informou que os educadores ambientais da Semmam estão realizando um treinamento com os criadores do jogo para poderem jogar com as crianças e visitantes. "Além de divertido, sem dúvida nenhuma os participantes sairão da brincadeira com uma nova visão da sociedade e o papel de cada um no nosso planeta Terra".

Ela disse ainda que, após a 23ª Feira do Verde, o jogo estará disponível para empréstimo a qualquer escola que tenha interesse em jogá-lo.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)