Publicada em 18/12/2018, às 15h48 | Atualizada em 18/12/2018, às 16h58

Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi

US de Conquista/Nova Palestina organiza processo de trabalho através de painéis


Divulgação Semus
Banner na US Conquista
Diretor da US, o enfermeiro Rodrigo Buback, mostra Painel de Indicadores que ajuda equipes a organizar a rotina de trabalho

A ideia foi simples, mas já traz resultados com apenas dois dias de execução. É que nesta segunda-feira (17) a Unidade de Saúde (US) de Conquista/Nova Palestina passou a organizar seu processo de trabalho através de painéis.

São dois banners que passaram a dar um novo visual ao local e que têm o objetivo de dar transparência aos serviços prestados. Além disso, permitem que os profissionais conheçam as demandas que surgem da população do território.

A iniciativa foi do diretor da US, o enfermeiro Rodrigo Buback. Ele explicou que a ideia dos banners surgiu de uma necessidade de gerir com mais precisão o local. "Gerir um equipamento de saúde requer conhecimento do mesmo, requer saber quais as demandas são atendidas e quais as necessidades de saúde da população. Além disso, é nosso dever dar transparência do serviço prestado à população", disse.

Buback reuniu a equipe para identificar quais dados eram importantes para ter maiores controle e atenção dos profissionais, sendo criado o "Painel de Controle". Simultaneamente, a partir de discussões com o conselho local de saúde, foram definidos dados importantes para comunicar à população e foi criado o "Painel de Indicadores".

Indicadores

Divulgação Semus
Banner na US Conquista
Pacientes podem acompanhar dados de atendimentos de profissionais e na farmácia da US no Painel de Controle

Um dos banners foi afixado logo na recepção. Nele, os pacientes podem acompanhar dados dos últimos três meses sobre o quantitativo de atendimentos dos médicos, enfermeiros e dentistas e as receitas dispensadas pela farmácia. Além disso, aponta também o número de pessoas que marcam e não comparecem às consultas.

"O controle social precisa saber o tipo e a qualidade do serviço prestado à população, que fica atenta a como esse serviço está sendo utilizado. Com isso teremos um termômetro importante para avaliação de nossos trabalhos. Percebo que as pessoas se sentem satisfeitas de poder acompanhar mais de perto o conjunto de serviços", disse o diretor.

Controle

O "Painel de Controle" foi afixado na sala de reunião semanal das equipes, para que possa ser atualizado, semanalmente, e avaliado para tomada de decisões das quatro equipes que atuam na US. Os dados disponibilizados são: número de gestantes, de testes rápidos de sífilis, de nascidos vivos, entre outros.

"A partir do monitoramento, esperamos dar uma resposta mais adequada ao munícipe, organizando gastos públicos do SUS a partir de indicadores de saúde", finalizou Buback.

Matéria relacionada

Notas de avaliação e número de faltosos ficarão visíveis nas unidades de saúde

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)